Senado inaugura Praça de Alimentação do Espaço do Servidor nesta quarta



O Senado inaugura nesta quarta-feira (28) a Praça de Alimentação do Espaço do Servidor, que vai abrigar dois restaurantes e uma lanchonete. A praça fica entre o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e a Secretaria de Assistência Médica e Social (Sams) e deve atender a aproximadamente 8 mil pessoas que circulam nas dependências do Senado todos os dias.

Atualmente, quem frequenta o Senado conta apenas com o restaurante dos senadores e uma lanchonete, que será retomada pelo Senado em 30 de abril. Como os dois estabelecimentos não atendem a demanda, grande parte do público acaba se dirigindo aos restaurantes da Câmara ou de ministérios próximos, sobrecarregando esses lugares e perdendo muito tempo útil com deslocamento.

A empresa Naturetto Restaurante Natural Ltda. foi a vencedora da licitação para a exploração do restaurante de grelhados e acompanhamentos e da lanchonete com entrega para todo o Senado. O outro restaurante servirá massas e risotos e será administrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Nacional), que, conforme acordo de cooperação, implantará uma unidade pedagógica (restaurante-escola) para a formação de profissionais para o mercado de trabalho.

Os restaurantes ficam fora dos edifícios principais do Senado, em área atendida por vans, que fazem o transporte gratuito de passageiros. Com a inauguração da praça de alimentação, haverá uma intensificação na circulação dessas vans. O espaço tem acesso à rede sem fio do Senado e, em breve, terá televisores com a transmissão dos canais da TV Senado.

O projeto do espaço foi realizado por servidor efetivo da Casa e associa materiais de baixo custo, como estruturas metálicas e pouca alvenaria, com as técnicas de sustentabilidade ambiental, como o aproveitamento da luz do dia e da ventilação natural, para evitar o uso de ar condicionado.

O mobiliário segue modelos adotados por shoppings e restaurantes de médio e grande porte. Serão 330 cadeiras distribuídas entre 165 mesas, com materiais fortes, seguros e de maior durabilidade. As mesas são em alumínio, reforçadas internamente com aço e os tampos são de granito vermelho Bragança. As cadeiras também têm estrutura de alumínio, com o assento e o encosto em junco sintético. Os materiais são duráveis e de baixo custo.

Herivelto Ferreira / Blog do Senado



27/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inaugurada a praça de alimentação do Senado

TV Senado inaugura três canais abertos nesta quarta-feira

Senado encerra Mês do Servidor com palestra e inauguração de novo espaço da Secretaria de Recursos Humanos

Praça em Capela de Socorro vira espaço de leitura

Agenda: Ipea realiza seminário sobre direito à alimentação nesta quarta (11)

Previdência complementar de servidor é aprovada na CAE e enfrenta novas votações nesta quarta