Pratini estuda criação de fundo para produtores gaúchos



Os produtores gaúchos de leite estão próximos de receberem uma boa notícia. Em reunião com o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, hoje (30) em Brasília, o presidente da CPI do Leite, deputado Vilson Covatti (PPB), adiantou que o ministro está estudando a possibilidade de criação de um fundo nacional para auxiliar a compra de resfriadores, tanques e outros equipamentos exigidos pela portaria 56, que estabelece novos critérios para a comercialização e produção do leite no Brasil.

Segundo o ministro, o Fundo poderá seguir o modelo dos atuais Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e Pronafinho. “Este fundo é indispensável, pois o leite é o principal produto responsável pelo sustento da agricultura familiar”, disse o deputado. O fundo também visa impedir o aumento da exclusão de produtores da cadeia leiteira, que já atinge 30% do setor. “Em média, um produtor de leite recebe R$ 0,22 pelo litro, enquanto o custo de produção do produto é de R$ 0,30. Ninguém sobrevive desse jeito. Se não existirem medidas enérgicas para combater essa distorção, daqui a pouco o campo vai estar abandonado”, alertou Covatti.

O deputado, que idealizou a criação do Fundo, deve agendar nova visita ao ministro em maio para tratar sobre o assunto. Ele também deve apresentar a proposta aos deputados da bancada federal gaúcha no Congresso Nacional.

04/30/2002


Artigos Relacionados


Pratini estuda liberação de crédito para agricultores

Marcon acusa Pratini de barrar acesso de gaúchos à missão européia

Ministério da Agricultura irá liberar recursos para produtores gaúchos

Ana Amélia anuncia renegociação de dívidas para produtores gaúchos atingidos pela seca

IPT estuda corrosão em fundo de tanques para Petrobras

Ana Amélia faz apelo por produtores gaúchos de arroz