Prazo para aderir ao Cadastro Pró-Ética termina no dia 27 de setembro



As empresas interessadas em participar da quinta rodada de avaliação do Cadastro Pró-Ética devem submeter o seu pedido de adesão até o dia 27 de setembro, por meio de um formulário eletrônico. Após a validação do formulário, o representante da empresa receberá login e senha para acesso à área restrita da página em que ele deverá responder um questionário eletrônico. O Cadastro é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União e do Instituto Ethos

A empresa só deve submeter o questionário, completamente preenchido, após a inserção dos documentos e informações que demonstrem atender os requisitos estabelecidos no regulamento. O questionário inclui perguntas sobre a adoção de regras formais de relacionamento com o setor público, códigos de conduta, canais internos e externos de denúncias, sistemas de controle e auditoria, programa de compliance e política de transparência que envolva, inclusive, as doações para campanhas políticas efetuadas pela empresa a partidos e candidatos.Além de responder ao questionário, a empresa precisará encaminhar as informações e documentação que atestem os dados informados. Para ser aprovada pelo Cadastro, a organização precisa atender a 100% dos 29 artigos obrigatórios e a, pelo menos, 50% dos desejáveis (18 dos 36 que integram a lista) presentes no questionário.

O Cadastro dará visibilidade às empresas que compartilham a ideia de que a corrupção é um problema que deve ser prevenido e combatido não só pelo governo, mas também pelo setor privado e pela sociedade. Ao se cadastrar, a organização assume o compromisso público e voluntário, perante o governo e a sociedade, de que adota medidas para prevenir e combater a corrupção dentro de sua instituição, em favor da ética nos negócios.

 O Cadastro

O Cadastro tem o objetivo de incentivar a adoção de políticas e ações que são reconhecidamente desejadas e necessárias para se criar um ambiente de integridade que reduza os riscos de ocorrência de fraude e corrupção e aumente a confiança nas relações entre o setor público e o setor privado.

Atualmente, o Cadastro Pró-Ética é composto por 15 empresas, entre as quais 3M do Brasil, Banco do Brasil, Banco Santander, Caixa Econômica Federal, Celesc, Dudalina e Duratex. Não é concedido à empresa incluída no Cadastro benefício público ou tratamento diferenciado nas suas relações com a Administração Pública, principalmente em licitações ou contratos.

05/09/2013 17:35


Artigos Relacionados


Prazo para enviar declaração do Imposto Territorial Rural termina dia 30 de setembro

Termina hoje prazo para Demóstenes apresentar defesa ao Conselho de Ética

Termina dia 30 de setembro prazo de entrega do questionário Conhecendo a Realidade 2011

Municípios têm até 30 de setembro para aderir ao Programa Saúde da Escola

Prazo para aderir a programa de educação integral do MEC vai até 28 de fevereiro

EMPRESAS PODERÃO TER MAIS PRAZO PARA ADERIR AO REFIS