Prazo para justificar ausência de voto no 1º turno termina em 3 de dezembro
O eleitor que não votou nas eleições de domingo (3) tem até o dia 3 de dezembro para justificar a ausência no pleito. O prazo de 60 dias é contado a partir da data de cada turno. Assim, quem deixar de votar no dia 31 de outubro terá até o dia 29 de dezembro para justificar.
Quem não se justificar na Justiça Eleitoral, não poderá, por exemplo, obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, além de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Quem não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, a pessoa será excluída do cadastro de eleitores. A regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos) e aos portadores de deficiência física ou mental que torne impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.
O requerimento de justificação deverá ser dirigido ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor é inscrito, pessoalmente ou pelos Correios. O endereço dos cartórios eleitorais pode ser obtido nos sites dos TREs (substituindo-se UF pela sigla da unidade da Federação onde foi expedido o título).
O eleitor deverá juntar cópia de documento que comprove sua identidade. Se o requerimento for entregue com dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas.
Fonte:
Agência Brasil
05/10/2010 12:19
Artigos Relacionados
Eleitor tem 60 dias para justificar ausência de voto no segundo turno
Eleitor tem até quinta (30) para justificar ausência de voto no segundo turno
Prazo para revisão cadastral termina em 13 de dezembro
Termina nesta terça prazo para o recadastramento de servidores nascidos em dezembro
Quem não justificar o voto em até 60 dias pagará multa, informa TSE
Cristovam: ausência de Brizola torna incerto palpite sobre transferência de votos do PDT no segundo turno