Preços ao produtor têm queda de 4,40% na primeira quadrissemana de setembro



Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) e os de origem animal (IqPR-A) apresentaram variação negativa de 5,70% e 1,20%, respectivamente

Na primeira quadrissemana de setembro de 2008, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou queda de 4,40%. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) e os de origem animal (IqPR-A) apresentaram variação negativa de 5,70% e 1,20%, respectivamente, segundo informam os pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IEA/Apta/SAA).

Os produtos do IqPR que registraram alta nessa quadrissemana foram arroz (2,74%), carne de frango (2,51%) e cana-de-açúcar (0,18%). “Para o arroz, o aumento está relacionado à restrição de oferta do produto por parte dos produtores, justamente com o objetivo de obter um melhor preço”, explicam Eder Pinatti, Raquel Sachs, José Alberto Angelo e José Sidnei Gonçalves.

Os produtos que apresentaram maiores quedas de preços foram tomate para mesa (58,88%), batata (34,74%), trigo (32,31%), laranja para indústria (21,78%), milho (11,05%), banana nanica (9,97%) e soja (9,66%). Verifica-se aí a presença de três das principais commodities alimentares - trigo, milho e soja, cujos preços internacionais recuaram no período, refletindo no mercado interno. “A queda do preço do tomate é conseqüência da boa produção no período em virtude do clima favorável. O mesmo fator se deu para a batata”, dizem. (Veja mais no site www.iea.sp.gov.br)

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(M.G.)



09/13/2008


Artigos Relacionados


Preços ao produtor têm queda de 4,40% na primeira quadrissemana do mês

Preços ao produtor: queda de 3,87% na terceira quadrissemana

Preços ao produtor: queda de 4,51% na segunda quadrissemana do mês

Preços ao produtor encerram setembro com queda de 2,41%

Preços ao produtor aumentam 1,45% na segunda quadrissemana de dezembro

Preços ao produtor sobem 2,60% na terceira quadrissemana de junho