Prefeitos apelam a Tebet em favor da aprovação da emenda de Tuma sobre guardas municipais



Representantes do Fórum Metropolitano de Segurança Pública de São Paulo, que congrega os 39 municípios da região metropolitana paulista, fizeram nesta quarta-feira (24) um apelo ao presidente do Senado, Ramez Tebet, para que a Casa vote rapidamente, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) de autoria do senador Romeu Tuma (PFL-SP) que trata das atividades das guardas municipais, atualmente em conflito de competência com as polícias militares dos estados.

De acordo com Elói Pietá, prefeito de Guarulhos e coordenador do fórum, o apoio dos municípios da região metropolitana à emenda foi "unânime". Ele lembrou que a PEC terá de ser votada ainda pela Câmara dos Deputados, e apelou ao senador Ramez Tebet, também, no sentido de que ajude nas gestões para um acordo que evite emendas ao projeto.

O senador manifestou-se solidário com a preocupação dos prefeitos em acabar com os conflitos de competência entre as guardas municipais e as polícias militares, bem como em aumentar a segurança dos cidadãos das grandes cidades brasileiras. Tebet lembrou, inclusive, que votou a favor da emenda quando de sua primeira análise pelo plenário do Senado. Agora, lembrou, na condição de presidente, não poderá votar, mas expressou seu apoio à proposta. O senador Romeu Tuma esteve presente à audiência.

De acordo com a redação da PEC para o segundo turno, "os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de suas populações, de seus bens, serviços, instalações e logradouros públicos municipais, conforme dispuser lei federal". A proposta prevê ainda que "compete à União criar, organizar e manter a guarda nacional, com atribuição, além de outras que a lei estabelecer, de proteger seus bens, serviços e instalações".

24/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma pede aprovação de matérias de interesse das guardas municipais

Romeu Tuma cobra da Câmara aprovação da PEC que amplia as competências das guardas municipais

Tuma defende poder de polícia às guardas municipais

Guardas municipais devem fazer policiamento ostensivo, diz Romeu Tuma

Guardas municipais devem fazer policiamento ostensivo, diz Romeu Tuma

SENADO VOTA EMENDA QUE AUMENTA PODER DAS GUARDAS MUNICIPAIS