Prefeituras têm até sábado para informar investimentos aplicados na educação
Os municípios de todo o País têm prazo até o próximo sábado (30), para enviar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informações sobre os investimentos em educação feitos em 2010. Aqueles que não cumprirem o prazo estarão impossibilitados de firmar convênios com o governo federal e podem deixar de receber recursos de acordos anteriores. Para as secretarias estaduais de educação, o prazo para o envio das informações encerra-se em 31 de maio.
Até as 10h desta terça-feira (26), 1.335 prefeituras tinham enviado os dados, pela internet. Proporcionalmente, os municípios paranaenses (40,35%) e gaúchos (39,63%) foram os que mais procuraram o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) do FNDE para transmitir as informações exigidas.
O Siope coleta, processa e divulga informações referentes aos orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O propósito é dar transparência aos investimentos em educação no País. O preenchimento do sistema nos prazos estabelecidos é condição para que estados e municípios celebrem convênios com órgãos federais e recebam transferências voluntárias da União.
Caso um estado ou município não invista no mínimo 25% do orçamento total em manutenção e desenvolvimento do ensino, o FNDE comunica o não cumprimento da lei aos tribunais de contas estaduais e ao Ministério Público.
As informações sobre os investimentos devem ser preenchidas e enviadas pela internet, na versão 2010 do Siope — é necessário instalar o arquivo específico. Para fazer a transmissão, o gestor designado pela prefeitura deve usar a mesma senha do ano passado. Em caso de extravio ou bloqueio da senha, o gestor pode pedir um novo código. Para auxiliar os gestores locais no preenchimento do Siope, o FNDE produziu um manual de orientações.
Fonte:
Ministério da Educação
26/04/2011 18:16
Artigos Relacionados
Simulados de desastres naturais serão aplicados no Acre e Amazonas neste sábado (31)
Bolsa Família: prefeituras devem informar dados de saúde de beneficiários até o final de junho
Flávio Torres quer recursos do pré-sal aplicados na educação
PEC eleva fatia de impostos a serem aplicados na educação
Valadares: recursos do fundo social devem ser aplicados em educação
Cristovam propõe que royalties do petróleo sejam aplicados em educação e pesquisa científica