Premiação internacional destaca empresas brasileiras



Empresas brasileiras foram as vencedoras do GRI Reader’s Choice Awards 2010, premiação patrocinada pela Petrobras na qual leitores do mundo todo votaram nos relatórios de sustentabilidade mais completos e transparentes. A divulgação foi feita durante a Conferência Global de Amsterdã sobre Sustentabilidade e Transparência.

O evento teve início na quinta-feira (27), é organizado pela Global Reporting Initiative (GRI), entidade que é referência mundial em diretrizes para relatar o desempenho econômico, social e ambiental das organizações. Cerca de 1.200 pessoas de mais de 70 países participam da encontro, que termina nesta sexta-feira (28). Os premiados são o Banco do Brasil, Banco Bradesco, Vale e Natura Cosméticos.


Participaram da pesquisa 5.227 leitores, sendo grande parte do Brasil, Índia e Estados Unidos. O relatório do Banco do Brasil foi o mais votado na pesquisa, além de ter vencido nas categorias Engage e Investor. Como patrocinadora, a Petrobras não concorreu ao prêmio nesta edição.

A Petrobras começou a adotar as diretrizes recomendadas pela GRI em 2001, passando a utilizá-las integralmente em 2003. Na primeira edição da GRI Readers’ Choice Awards, em 2008, o Balanço Social e Ambiental da Companhia, edição de 2006, foi eleito o melhor relatório pelos participantes e foi o que obteve melhor avaliação na categoria “Sociedade Civil”.

Nos resultados ficou explícito que 70% dos leitores e autores de relatórios afirmaram que a primeira razão é prestar contas sobre a performance de sustentabilidade da organização, 75% dos leitores e 65% dos autores apontaram como segunda razão o aprimoramento de processos internos.

De acordo com a pesquisa, os fatores que aumentam a confiabilidade dos dados são as informações que demonstram progressos (65%), o caminho traçado para ações atuais (61%) e a relação entre sustentabilidade e estratégias da empresa (61%). Para 91% dos leitores, relatórios de sustentabilidade são um meio para medir, gerir e melhorar a performance das organizações e, 65% usam os relatórios como ferramenta para entender as questões de sustentabilidade de um determinado setor. 

Fonte:
Agência Petrobras

 



28/05/2010 19:06


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio destaca premiação internacional do jornal A Crítica

Empresas brasileiras participarão de feira internacional de produtos orgânicos

Feira internacional de aviação gera US$ 104 milhões para empresas brasileiras

Empresas brasileiras participam de feira internacional de frutas e hortaliças na Espanha

Embaixador destaca presença de empresas brasileiras em Cuba

Jucá destaca atuação da Finep na consolidação de empresas brasileiras de tecnologia