Prêmio Brasil Olímpico consagra Cesar Cielo e Fabiana Murer como melhores atletas de 2011



Cesar Cielo, da natação, e Fabiana Murer, do salto com vara, foram escolhidos nessa segunda-feira (19) os melhores atletas brasileiros de 2011. Em cerimônia realizada no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, eles receberam o Prêmio Brasil Olímpico das mãos do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

A festa do COB premiou Cielo pela terceira vez - ele havia conquistado o troféu em 2008 e 2009 - e deu o bicampeonato a Fabiana Murer. A escolha levou em conta os votos de um colégio eleitoral e do público, via internet.

Em 2011, a saltadora conquistou o primeiro titulo mundial do atletismo brasileiro, obtido em Daegu, na Coréia do Sul. Ela alcançou 4m85, a segunda melhor marca do ano. Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, ela ficou com a medalha de prata, com 4m70. Ao agradecer o prêmio, a atleta afirmou que 2012 será especial: "Teremos um ano muito importante, já que se trata de um ano olímpico. Já voltei a treinar e vou usar toda a minha força de vontade para buscar essa medalha em Londres".

Maior nome da história da natação brasileira, Cesar Cielo foi campeão mundial este ano nos 50m livre e 50m borboleta, em Xangai, China. No Pan de Guadalajara, conquistou quatro medalhas de ouro para o Brasil: 50m livre, 100m livre, 4 x 100m livre e 4 x 100m medley.  "Foi um ano de muita superação e novos desafios em minha carreira. A gente cai no buraco e fica difícil enxergar fora dele", disse Cielo, recordando a acusação de doping. Ele acabou sendo inocentado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS). "Minha fé me segurou. Tudo o que passei vai servir de aprendizado para o ano que vem, quando vou defender meu título olímpico. Esse prêmio era o carinho que faltava para eu saber que estou de volta."

O Prêmio Brasil Olímpico destacou os melhores atletas do ano por modalidade. Entre os escolhidos, 18 são contemplados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Também concorreram a Melhor Atleta do Ano a bolsista Fabiana Beltrame, campeã mundial de remo, Maurren Maggi (salto em distância), Diego Hypólito (ginástica artística) e Emanuel Rego (vôlei de praia).

A escolha dos melhores atletas em cada uma das 47 modalidades olímpicas e pan-americanas foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Esses votos tiveram 50% de peso na eleição final, após computados os votos dos internautas. Confira os melhores de 2011 em cada modalidade:

 

Fonte:
Ministério do Esporte 



20/12/2011 13:31


Artigos Relacionados


Cesar Cielo arrisca palpites para Prêmio Brasil Olímpico

Prêmio Brasil Olímpico aponta melhores do esporte em 2013

Divulgado nome dos atletas que concorrem ao Prêmio Brasil Olímpico 2012

Fabiana Murer é ouro nos Jogos Sul-Americanos

Fabiana Murer fica em 4º no salto com vara

Fabiana Murer conquista ouro na Ucrânia