Prêmio Literatura para Todos divulga vencedores de 2010
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (22), o resultado final da quarta edição do concurso Literatura para Todos. A premiação dos autores ocorrerá no primeiro semestre de 2011. Cada escritor receberá R$ 10 mil em dinheiro, e a obra integrará o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que leva acervos literários a escolas públicas de educação básica de todo País.
Lançado pelo MEC em 2006, o prêmio tem como objetivo estimular autores brasileiros e africanos de língua portuguesa a criar obras literárias para leitores jovens e adultos em processo de alfabetização ou recém-alfabetizados. Dos sete escritores que venceram o concurso de 2010, dois ganharam prêmios nas edições de 2006, 2008 e 2009.
As obras premiadas em 2010 são O Pênalti, de José Carlos Barbosa de Aragão (dramaturgia); Um Andarilho na Noite do Sertão, de Antonio da Costa Leal (tradição oral); Poemas para Viver em Voz Alta, de Ricardo Aleixo (poesia); Autores Especiais, de Rubiana Pereira Burg e Simone Xavier de Lima (perfil biográfico, em co-autoria); Sabenças, de Carlos Pessoa Rosa (novela); Ainda é Cedo, Amor, de Luís Pimentel (conto), e Arca do Banzé, de José Luís Tavares (poesia, obra de autor africano).
Na seleção dos livros, a comissão julgadora, composta por cinco escritores, observou uma série de critérios. Entre eles, o tipo de linguagem, a adequação da obra ao universo do neoleitor e a capacidade de conduzir à reflexão sobre aspectos éticos e sociais, além da diversidade de gêneros literários.
Fonte:
Ministério da Educação
22/12/2010 17:04
Artigos Relacionados
Prêmio São Paulo de Literatura 2013 divulga escritores vencedores
Vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura serão conhecidos nesta segunda
Secretaria de Políticas para Mulheres divulga vencedores de prêmio de boas práticas
Prêmio Innovare divulga vencedores
Prêmio de sustentabilidade divulga vencedores
Prêmio de iniciação científica divulga vencedores