Prêmio ODM a projetos que fazem País avançar



Organizações sociais e prefeituras que apresentaram as melhores práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio serão premiadas, nesta quarta-feira (30), durante evento no Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 11h, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff; do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República); de Helen Clark, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e de Rodrigo Rocha Loures, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Serão premiados 20 projetos nesta 4ª edição, o Prêmio ODM Brasil, que recebeu 1.638 práticas inscritas – sendo 918 de organizações e 720 de prefeituras. Do total das inscrições, 51 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um comitê técnico, integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Em 2000, a ONU, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu oito Objetivos do Milênio (ODM) que devem ser atingidos por todos os países até 2015. A avaliação dos projetos premiados nesta quarta-feira foi baseada nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.

Destas 51 iniciativas, quatro são da região Centro-Oeste, 13 do Nordeste, seis do Norte, 20 do Sudeste e oito do Sul. Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio contemplados, as práticas dividem-se da seguinte forma: Objetivo 1 (10 iniciativas), Objetivo 2 (nove iniciativas), Objetivo 3 (oito iniciativas), Objetivo 4 (quatro iniciativas), Objetivo 5 (uma iniciativa), Objetivo 6 (três iniciativas), Objetivo 7 (oito iniciativas), Objetivo 8 (oito iniciativas).

Depois da premiação, no Palácio do Planalto, está prevista uma confraternização no Palácio do Itamaraty, onde todos os 20 projetos e iniciativas finalistas serão homenageados.

O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Ipea e da Enap.  

A escolha dos premiados foi feita por um júri composto por 15 especialistas. Conheça as práticas vencedoras da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil:     

 

Saiba mais sobre o 4º Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil    

Curso de gastronomia com noções de cidadania em favela carioca ganha prêmio da ONU

Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência e Portal Brasil

 

 

 





28/05/2012 20:57


Artigos Relacionados


Cursos do Interlegis fazem avançar portais de casas legislativas na internet

Prêmio: Projetos ambientais do governo paulista recebem Prêmio Top Ecologia 2000

Brasil e União Europeia fazem parceria em projetos de tecnológicos

Senadores fazem vigília em defesa de projetos que beneficiam aposentados

Senadores fazem vigília pela aprovação de projetos de interesse dos aposentados

Senadores fazem nova vigília em defesa de projetos que beneficiam aposentados