Prenomes indígenas poderão ser incluídos em certidão de nascimento



Os índios poderão conquistar o direito de registrar, na certidão de nascimento, os prenomes escolhidos em função de sua etnia, cultura ou costumes. Essa possibilidade está sendo aberta por projeto de lei (PLS 3/10) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (12).

Ao alterar a Lei de Registros Públicos (Lei nº 6.015/73), a proposta retira a prerrogativa do oficial de cartório – apenas neste caso - de recusar o registro de prenome que julgue expor a pessoa ao ridículo. Cristovam defendeu tratamento diferenciado aos indígenas argumentando que a escolha do prenome leva em conta valores da natureza, culto aos antepassados ou a tradição de evocar feitos históricos ou heróicos da tribo.

O relator, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), também se convenceu dessa necessidade. Segundo ele, o projeto é digno de louvor, pois respeita o direito do indígena de preservar as suas tradições, exercendo o direito de incluir no registro de nascimento o nome que tenha relação com a sua cultura e etnia. Pedro Taques (PDT-MT) também elogiou a iniciativa. Disse que o nome indígena é símbolo da etnia e que Constituição respeita isso.

A matéria já havia passado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde recebeu parecer favorável. Como agora recebeu decisão terminativa, deverá seguir diretamente para exame na Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para decisão final em Plenário.

Crime organizado

Foi adiado o exame de proposição que introduz na legislação penal brasileira o conceito de organização criminosa, além de estipular os meios de obtenção de prova e procedimentos para a investigação criminal. O texto é o substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 150/2006, da então senadora Serys Slhessarenko, que está sendo relatado nesse retorno ao Senado por Eduardo Braga (PMDB-AM).



12/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saiba como fazer a certidão de nascimento

CERTIDÃO DE NASCIMENTO GRATUITA, MESMO COM ATRASO

CCJ analisa direito de transexuais mudarem certidão de nascimento

ODACIR PROPÕE IMPRESSÕES DIGITAIS NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO

CNJ regulamenta rede para acelerar emissão da certidão de nascimento

Transexual poderá ser autorizado a mudar nome na certidão de nascimento