Preocupação com o futuro marca celebração do Dia do Meio Ambiente



Ao celebrar, nesta terça-feira (7), o Dia Mundial do Meio Ambiente, deputados e senadores centraram suas preocupações na urgência da preservação da natureza e no risco de o planeta inviabilizar-se para as gerações futuras. A maioria disse não ver antagonismo entre proteção ambiental e produção de alimentos e defendeu o entendimento na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

A perspectiva de acordo mundial quanto a compromissos que permitam maior proteção ambiental foi assinalada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que falou na abertura da sessão. Ela reafirmou a intenção do governo Dilma Rousseff de ampliar o diálogo com o Legislativo para garantir ao país segurança climática e alimentar.

- A gente está trabalhando para deixar um futuro mais limpo para as próximas gerações. Nós queremos que o Brasil cresça, mas com responsabilidade ambiental e incluído nos debates mundiais sobre o tema - afirmou Izabella.

Em seu discurso, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) disse esperar que a Rio+20 propicie à humanidade o uso do capital natural com sabedoria e inteligência. Rollemberg também defendeu a inclusão na legislação ambiental brasileira de mecanismos que permitam ao produtor rural obter mais benefícios com a preservação dos recursos naturais do que com o desmatamento.

O senador João Pedro (PT-AM) conclamou a sociedade a tomar para si o compromisso de melhorar a vida no planeta. Ele alertou que a preocupação com esse assunto não comporta mais uma visão "paroquial", mas uma reflexão maior sobre a questão ambiental.

- Eu espero que esta data sirva para despertar nos parlamentares a responsabilidade de discutir e melhorar o Código Florestal , que saiu da Câmara e que prioriza a produção e a terra. Nós precisamos aprofundar [o debate] e corrigir esta distorção contra a consciência ambiental no país.

Essa sessão solene foi proposta pelos deputados Alfredo Sirkis (PV-RJ) e Sarney Filho (PV-MA) e integra uma série de atividades programadas pelo Legislativo para celebrar a data. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi fixado em 5 de junho pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972.



07/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Esperança de futuro sustentável marca celebração pelo Dia do Meio Ambiente

Sibá elogia preocupação da Petrobras com o meio ambiente

Preocupação dos brasileiros com o meio ambiente cresceu em seis anos

Educação: Preocupação com o meio ambiente é tema de oficina em Ourinhos

Educação: Preocupação com o meio ambiente é tema de oficina em Ourinhos

Ex-ministros do Meio Ambiente mostram a Sarney preocupação com o Código Florestal