Preocupação com uso da água domina sabatina de indicados para ANA



VEJA MAIS

O uso inadequado da água no Brasil foi preocupação comum às manifestações de todos os senadores que participaram de sabatina de indicados para a direção da Agência Nacional de Águas (ANA), nesta terça-feira (17) na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Os parlamentares arguiram e depois aprovaram, por unanimidade, as três indicações do Executivo: recondução de Vicente Andreu Guillo para a presidência da Agência e de João Gilberto Lotufo Conejo como diretor do órgão, e indicação de Gisela Damm Forattini, também como diretora.

Ao elogiar a formação e a experiência dos indicados, o senador Jorge Viana (PT-AC) observou que, frente à relevância da água na formação do planeta e na manutenção da vida, o recurso não tem recebido a devida prioridade, seja nas políticas ou no cotidiano da população.

– Quando se trata de água, estamos longe de dar a importância que esse recurso requer – disse Jorge Viana.

Na avaliação de Vicente Guillo, existe no país uma cultura da abundância de água, o que resultaria em uma acomodação quanto à necessidade de uso racional e na visão equivocada de que não temos problema para acesso a esse recurso.

– E temos problema de toda natureza, de escassez, de poluição, temos os problemas ambientais que a floresta tem enfrentado, com períodos de maior seca e maior cheia – observou.

O senador Fernando Collor (PTB-AL) ressaltou que a água, um bem finito, está cada dia mais escasso. Ele se disse preocupado com a degradação dos rios brasileiros.

– Nossas matas ciliares são devastadas, nossos riachos desaparecem, nossos córregos deixam de existir e nossas águas estão poluídas. Isso nos preocupa tremendamente – frisou.

Em resposta a Cristovam Buarque (PDT-DF), Guillo reconheceu lacuna no sistema brasileiro de educação quanto à formação de crianças e jovens para o uso correto dos recursos hídricos. Ele, no entanto, apontou esforços para a formação de agentes de promoção de educação ambiental nos municípios.

Gisela Forattini destacou ainda esforços para levar água a escolas no Nordeste, como projeto em parceria com a Unicef.

– É muito difícil falar em capacitação em recursos hídricos em escolas que não tem água para beber – disse.

Relator da indicação de Gisela Forattini, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) destacou sua experiência como gerente de outorga da Ana. Engenharia Civil, com mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento, a indicada é servidora pública de carreira, ocupando atualmente a diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama.

Os pedidos de recondução de Vicente Guillo e de Gilberto Conejo foram relatados, respectivamente, por Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Blairo Maggi (PR-MT), também destacaram a experiência de ambos no setor.

Reservatórios

Ao comentar preocupação levantada pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), Vicente Guillo afirmou que o país hoje tem uma baixa capacidade de reservar de água. Para o presidente da ANA, é urgente a construção de reservatórios, para garantir a segurança hídrica.

Luiz Henrique também questionou os indicados quanto a medidas para captação de água da chuva. Em resposta, João Gilberto Conejo citou o programa federal Um Milhão de Cisternas e o programa de microbacias, que visa a retenção da água para preservação dos ecossistemas.

A eficiência da estratégia de organização em torno de bacias hidrográficas também foi destacada pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Na opinião do parlamentar, as políticas para o setor deveriam priorizar o fortalecimento dos comitês de bacias, que têm ação multiplicadora do bom uso dos recursos hídricos.

Ao final da sabatina, Wellingtom Dias (PT-PI) encaminhou pedido de urgência para votação das indicações no Plenário.



17/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Preocupação com caos aéreo marcou sabatina de indicados para Anac

CCJ sabatina indicados para o STJ

CRE sabatina indicados para embaixadas

CCJ sabatina três indicados para o STF

CCJ retoma sabatina de indicados para o CNJ

CI sabatina diretores indicados para a Aneel