Presença brasileira aumentou em 40% capacidade de transporte de alimentos para vítimas no Chile



Apenas o Brasil está com aeronaves baseadas no aeroporto de Concepcion transformado em base militar. Dois H-60 Blackhawk do Esquadrão Harpia, de Manaus, fazem voos de transporte de cargas e passageiros, lado a lado com helicópteros chilenos.

De acordo com o Comandante Victor Drake, chefe da operações aéreas em Concepción, a presença brasileira aumentou em 40% a capacidade de transporte por helicópteros. "Os helicópteros podem levar muita carga a uma velocidade alta, o que ajudou muito na distribuição de alimentos", explicou. Segundo ele, as operações aéreas conjuntas, como a Cruzex e a Salitre, e os laços de amizade entre a FAB e a Força Aérea Chilena se mostraram eficazes no momento em que foi necessário atuar em uma situação real.

Militares brasileiros e chilenos realizam todas as etapas das missões em conjunto, do planejamento ao pouso em comunidades que ficaram isoladas após o terremoto. Como ambas as forças operam a mesma aeronave, a troca de conhecimentos também tem sido apontada como um dos grandes pontos positivos da missão.

Fonte:

Ministério da Defesa



10/03/2010 20:43


Artigos Relacionados


FAB melhora em 40% capacidade de transporte de alimentos a vítimas no Chile

Alvaro Dias diz que "aumentou a capacidade de corrupção" do Poder Executivo

Fixado limite para presença de plástico em alimentos

Anvisa estabelece limites para presença de micotoxinas em alimentos

Senado homenageia vítimas do golpe de estado no Chile

Senado homenageia vítimas do golpe de estado no Chile