Senado homenageia vítimas do golpe de estado no Chile



As vítimas da violência e do arbítrio do golpe de estado de 11 de setembro, ocorrido em 1973 no Chile, serão lembradas na próxima segunda-feira (9) em sessão especial do Senado. Durante o evento, será realizado o Colóquio Chile 40, em que autoridades e especialistas debaterão o tema. A sessão terá início às 11h, no Plenário do Senado.

O golpe, ocorrido há 40 anos, derrubou o regime democrático constitucional do Chile e o presidente Salvador Allende. O levante foi articulado por oficiais da marinha e do exército chileno, com apoio militar e financeiro do governo dos Estados Unidos. O líder do movimento, Augusto Pinochet, se proclamou presidente.

Um dos senadores que assinaram o requerimento, João Capiberibe (PSB-AP) viveu parte de seu exílio no Chile e vivenciou o golpe. Além dele, também solicitaram a homenagem os senadores Lídice da Mata (PSB-BA), Clésio Andrade (PR-MG), Eduardo Suplicy (PT-SP), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Walter Pinheiro (PT-BA).

Também devem participar do evento o embaixador do Chile no Brasil,  Fernando Schmidt, e o professor e pesquisador Jacques de Novion, do Centro de Pesquisas sobre as Américas da Universidade de Brasília (UnB).

Ainda na sessão, será debatido o filme No, de Pablo Larraín, sobre o plebiscito nacional chileno que derrubou Pinochet. A atividade é aberta ao público.



06/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia vítimas do golpe de estado no Chile

Senado homenageia Allende e vítimas do golpe de estado no Chile

Senado homenageia Allende e lembra 30 anos do golpe militar

Ana Rita lembra golpe no Chile e cobra revisão da Lei da Anistia

Ana Rita relembra atentado de 11 de setembro e golpe contra Allende no Chile

Senado condena golpe de Estado em Honduras