Anvisa estabelece limites para presença de micotoxinas em alimentos



Os alimentos comercializados no Brasil deverão respeitar um limite máximo para a presença de micotoxinas, substâncias tóxicas produzidas por fungos e encontradas principalmente em grãos. É o que determina a Resolução RDC 07/2011, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta terça-feira (22).

A norma da agência estabelece esses limites em 14 categorias de alimentos, como: leite e produtos lácteos, sucos de maçã e uva, café torrado (moído ou em grão) e solúvel, entre outros. 

“Estamos regulamentando o tema, pois a ingestão de micotoxinas, em grande quantidade, pode causar sérios danos para a saúde humana, incluindo cirrose hepática, necrose aguda e até o surgimento de câncer” afirma Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.

Entretanto, dentro dos limites estabelecidos pela regulamentação da Anvisa, o consumo dessas substâncias é considerado seguro. “O ideal é que os alimentos possuam a menor quantidade de micotoxinas possíveis, porém existem estudos toxicológicos internacionais que nos dão essa margem de segurança para consumo dessas substâncias”, explica Maria Cecília.

A contaminação de alimentos por micotoxinas está ligada, principalmente, ao manejo incorreto das plantações e as condições de umidade e temperatura de armazenagem do alimento. De acordo com Maria Cecília, “uma secagem rápida e adequada do produto é a melhor forma de prevenção”.


Cronograma de adaptação

Para se adaptar à nova resolução, os produtores de alimentos deverão seguir um cronograma que entra em vigor imediatamente e vai até janeiro de 2016. 

O cronograma foi estabelecido de acordo com o risco sanitário envolvido para cada uma das micotoxinas.  Alimentos consumidos por públicos mais sensíveis, como o infantil, e substâncias que representam maior risco para a saúde humana foram priorizados na aplicação da norma.

O descumprimento da resolução Anvisa é considerado uma infração sanitária. Se ao longo do processo de implementação da norma forem identificadas irregularidades, as empresas podem sofrer sanções que variam desde notificação até multas de R$ 1,5 milhão.

Veja o cronograma para implementação dos limites máximos de micotoxinas em alimentos na página da Anvisa na internet.


Fonte:
Anvisa



22/02/2011 15:13


Artigos Relacionados


Proposta de Valadares estabelece limites máximos de sódio em alimentos

Anvisa abre consulta pública sobre limites de substâncias químicas em alimentos

Anvisa vai monitorar alimentos quem devem reduzir presença de sal

Projeto estabelece limites para acordo coletivo

Senado estabelece limites da OMS para instalação de antenas de telefonia celular

Senadores querem limites na propaganda de alimentos para crianças