Presidenta divulga nota sobre incêndio na base brasileira na Antártica



A presidenta Dilma Rousseff recebeu com consternação a informação sobre o incêndio ocorrido na Estação Antártica Comandante Ferraz. O acidente vitimou os militares da Marinha suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos, e provocou ferimentos no sargento Luciano Gomes Medeiros.

Em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), no último sábado (25), a presidenta determinou ao ministro da Defesa, Celso Amorim, a adoção de todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança dos cientistas, militares e visitantes que se encontravam na Base.

Leia abaixo a íntegra da nota

 

Acidente na Estação Antártica Comandante Ferraz

A presidenta Dilma Rousseff recebeu com grande consternação, neste sábado, a informação sobre o incêndio ocorrido na Estação Antártica Comandante Ferraz, que vitimou os militares da Marinha suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e sargento Roberto Lopes dos Santos, e provocou ferimentos no sargento Luciano Gomes Medeiros.

A presidenta determinou ao Ministro da Defesa, Celso Amorim, a adoção de todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança dos cientistas, militares e visitantes que se encontravam na Base.

A presidenta destaca o heroísmo dos militares no combate ao incêndio e, consternada, manifesta sua solidariedade e do seu governo com as famílias dos dois militares, mortos ao servir a Pátria.

A presidenta reafirma a importância do programa de pesquisas desenvolvido na Estação e elogia a abnegação e o desprendimento dos brasileiros que lá trabalham. A Presidente manifesta, ainda, a firme disposição do País de reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz.

Em telefonema hoje à tarde, ela agradeceu ao presidente do Chile, Sebastián Piñera, o apoio daquele país no socorro e no resgate dos brasileiros atingidos pelo incêndio.

Agradece, também, o apoio e a solidariedade prestados pelos Governos da Argentina, e da Polônia.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Fonte:
Blog do Planalto



27/02/2012 15:02


Artigos Relacionados


Pesquisadores que estavam na Antártica vão avaliar prejuízos com incêndio na base brasileira

Paulo Davim lamenta incêndio que destruiu base na Antártica

Ministério divulga nota sobre acidente na Estação Antártica Comandante Ferraz

Defesa agracia militares mortos durante incêndio na estação brasileira na Antártica

Ministros debaterão no dia 6 o acidente na base brasileira da Antártica

Compromisso com reconstrução de base brasileira na Antártica é forma de honrar mortos em acidente, diz Inácio Arruda