Presidenta e ministra da Cultura divulgam nota pelo falecimento do escritor Moacyr Scliar



A presidenta Dilma Rousseff lamentou, por meio de nota oficial, a morte do escritor Moacyr Scliar, ocorrida na madrugada do domingo (27), em Porto Alegre (RS). Segundo ela, Scliar “foi um ícone da literatura gaúcha, brasileira e latino-americana e um dos mais respeitados escritores do nosso País”. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, também divulgou nota de pesar pelo falecimento do escritor.


Leia abaixo a íntegra das notas:

“Recebi com muito pesar a notícia da morte de Moacyr Scliar, um dos mais respeitados escritores do nosso País. Integrante da Academia Brasileira de Letras desde 2003 e ganhador do prêmio Jabuti por três vezes, Scliar foi um ícone da literatura gaúcha, brasileira e latino-americana. Com mais de 70 obras publicadas e colunista em dezenas de jornais, ele representou nossa sociedade em diversos gêneros literários, sem perder de vista sua condição de filho de imigrantes e sua formação médica. É com tristeza que nos despedimos desse mestre da nossa literatura.”

Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil

 

“Foi uma perda inestimável para a cultura brasileira a morte do grande escritor Moacyr Scliar. Além de suas qualidades inegáveis como intelectual, que fizeram dele um autor reconhecido pelo público e crítica, Scliar sempre contribuiu com ações de incentivo à leitura, tendo colaborado, desde o início, com o Plano Nacional de Livro e Leitura, onde atuava como membro do Conselho Diretivo.”

Ana de Hollanda

Ministra da Cultura

 

 

Fonte:
Blog do Planalto
Ministério da Cultura



28/02/2011 11:33


Artigos Relacionados


Paim apresenta voto de pesar pelo falecimento de Moacyr Scliar e dois ex-parlamentares

Ministros divulgam nota de pesar pelo falecimento de Itamar Franco

Nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff pelo falecimento de Jackson Lago

Nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff pelo falecimento do jornalista Reali Júnior

Cultura divulga nota de pesar pelo falecimento do poeta Mário Chamie

Sarney lamenta morte de Moacyr Scliar