Presidenta participa de solenidades em Santa Catarina



Nesta quarta-feira (27), a presidenta Dilma Rousseff participa de solenidades no Estado de Santa Catarina, onde visita São Francisco do Sul, Itajaí e Florianópolis.

Pela manhã, a presidenta esteve em São Francisco do Sul, no norte do estado, onde inaugurou o novo ponto de atracação das embarcações no cais, ampliado para permitir a operação de navios maiores.

O investimento foi feito por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de recursos próprios do porto. Ainda em São Francisco do Sul, a presidenta oficializou a entrega pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário de caminhões e máquinas para prefeituras catarinenses.

De lá, a presidenta seguiu para Itajaí (SC), onde assina, às 15h15, duas ordens de serviço para execução de obras de contenção de cheias na região do Vale do Itajaí e vai receber uma homenagem pela sanção da lei 12.881/13, que regulamenta o funcionamento das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices), conhecidas como universidades comunitárias.

Em seu último compromisso no estado, em Florianópolis, Dilma vai assinar, às 16h30, um contrato de financiamento com o Banco do Brasil e outro referente à dragagem do Porto de Imbituba. O acordo firmado com o banco vai destinar recursos às ações do Pacto por SC.

Contenção de cheias no Vale do Itajaí

Serão destinados R$ 42 milhões para a sobre-elevação do vertedouro e barramento das barragens Oeste e Sul, localizadas, respectivamente, nos municípios catarinenses de Taió e Ituporanga.

As represas Sul e Oeste fazem parte de um complexo de três barragens para a contenção de cheias na Bacia do Rio Itajaí. O total da área de drenagem dos três empreendimentos juntos soma mais de 4,6 mil km², equivalente a 31% da área total da Bacia do Rio Itajaí.

Após a conclusão da obra, a Barragem Oeste aumentará a capacidade de contenção em 19,5% do reservatório. A retenção de água passará de 83 para 99,3 milhões de metros cúbicos.

Já a Barragem Sul terá sua capacidade expandida em 18,3 % do reservatório, passando de 93 para 110 milhões de metros cúbicos, incluindo a construção de canais extravasores, obras complementares, equipamentos e melhoria da operação das comporta. As obras propostas acrescentam 33,3 milhões de metros cúbicos na capacidade de retenção de água no pico da enchente.

As obras começam neste mês de novembro e devem ser concluídas no prazo de 18 meses (até maio de 2015). Em caso de novas enchentes, a previsão é de que, com as obras concluídas, as melhorias permitam reduzir o nível da água em cinco metros em relação ao que ocorreria com a estrutura atual.

Ainda em Itajaí, será realizada uma homenagem à presidente Dilma pela sanção neste mês da lei 12.881/13, que regulamenta o funcionamento das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices), conhecidas como universidades comunitárias.

Com a lei, passa a ser autorizada a participação destas instituições na destinação de recursos orçamentários e em editais reservados para instituições públicas, diferenciando-as de instituições privadas e com fins lucrativos.

Em Santa Catarina existem, hoje, 16 instituições de ensino superior comunitárias, como a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde será realizado o evento.

Fontes:
Blog do Planalto



27/11/2013 14:30


Artigos Relacionados


CPI do Leite participa de Fórum Nacional em Santa Catarina

Renan participa de solenidades no Palácio do Planalto

Incra participa de congresso sobre cadastro territorial em Santa Catarina

Poupatempo vai à Vila Santa Santa Catarina e Freguesia do Ó

Mão Santa pede MP para socorrer Santa Catarina

Santa Catarina vai aderir ao Pronasci no dia 25