Presidenta se prepara para visitar o Haiti no próximo dia 1º



A presidenta Dilma Rousseff se prepara para visitar o Haiti no dia 1º de fevereiro. Durante a visita, Dilma pretende intensificar a cooperação brasileira, ampliando as parcerias nas áreas de saúde em conjunto com Cuba, agricultura, capacitação profissional e o apoio à construção da usina hidrelétrica sobre o Rio Artibonite, no Sul do país.

A assessoria da presidenta informou que a visita será emblemática, pois ocorre em um momento que o Haiti – o país mais pobre das Américas – ainda enfrenta dificuldades de reconstrução causadas pelo terremoto que ocorreu no dia 12 de janeiro de 2010, quando morreram mais de 220 mil pessoas, e o agravamento da epidemia de cólera.

O histórico político do Haiti é de instabilidade e tensões, gerando um ambiente de apreensão no país, segundo observadores brasileiros. Independentemente do momento político haitiano, Dilma quer mostrar que o Brasil pretende manter-se como protagonista no que se refere à ajuda ao país. Para a presidenta, o apoio internacional não deve ser limitado às ações militares, mas ampliado para a área social. Os projetos de combate à fome e erradicação da pobreza executados no Brasil, por exemplo, podem ser adaptados ao Haiti, segundo especialistas.

Com índices de violência e desemprego elevados, o Haiti sofre com as ações de grupos organizados, denominados gangues urbanas. Uma das tarefas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), formada por militares brasileiros e de várias nacionalidades, foi atenuar o poder desses grupos. A missão, porém, que tem caráter temporário, deverá ser retirada do país.

Antes de seguir viagem para o Haiti, Dilma irá no próximo dia 31 para Cuba. A visita a Havana ocorre no momento em que o presidente cubano, Raúl Castro, incentiva a abertura da economia por meio de medidas para o estímulo ao incremento no campo e nas cidades. Sob embargo econômico desde 1962, os cubanos sofrem com uma série de limitações e vivem  com restrições de energia, água e alguns tipos de alimentos.  

 

Fonte:
Agência Brasil



09/01/2012 10:39


Artigos Relacionados


Parlamentares devem visitar o Haiti

Presidenta Dilma aceita convite de Hugo Chávez para visitar a Venezuela ainda em 2011

Comissão mista poderá visitar Haiti arrasado pelo terremoto

Presidenta defende tolerância entre povos ao visitar cidade natal de seu pai

Brasil vai reduzir contingente de militares no Haiti, diz presidenta

Próximo passo é garantir eficiência em aeroportos, diz presidenta