Presidente da ANP é chamado a discutir vazamento de petróleo na Bacia de Campos




O vazamento de óleo ocorrido em plataforma utilizada pela companhia Chevron na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, motivou a aprovação, nesta quinta-feira (1º), de convite ao presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, para explicar na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) a atuação do órgão no episódio. Autor do requerimento propondo o debate, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) questionou a capacidade da agência de responder às demandas do setor.

- Chegou o momento da ANP ser repensada, porque as tarefas da agência são muito amplas e depoimentos dos últimos dias dão conta de que há, por parte da ANP, o reconhecimento de que ela não dispõe de infraestrutura adequada para cumprir com suas responsabilidades - disse Ferraço.

Conforme explicou o senador pelo Espírito Santo, a audiência pública será uma oportunidade para que os senadores da CI possam "dissecar" a estrutura da ANP e avaliar a capacidade da agência de responder às demandas cada vez mais complexas que serão colocadas pelo setor, em especial pela exploração de petróleo na camada pré-sal.

Ao apoiar o convite ao presidente da ANP, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse que Haroldo Lima já se colocou à disposição para falar à comissão. Na presidência da reunião da CI, o senador Blairo Maggi (PR-MT) informou a existência de outros requerimentos, já aprovados, de convite ao presidente da ANP.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



01/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério de Minas e Energia acompanha vazamento de petróleo na Bacia de Campos

PF abre inquérito para investigar vazamento de petróleo na Bacia de Campos

Imagens do Inpe são utilizadas para avaliar vazamento de petróleo na Bacia de Campos

Chevron suspende extração de petróleo na Bacia de Campos após descobrir mais um vazamento

Petrobras controla vazamento de óleo na Bacia de Campos

Agência confirma que não houve vazamento de óleo na Bacia de Campos