Presidente da CE espera marcar encontro de grevistas com o MEC nesta semana



O senador Ricardo Santos (PSDB-ES), presidente da Comissão de Educação (CE), disse nesta terça-feira (dia 18) que espera marcar, até a próxima sexta-feira (dia 21), audiência com o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, em que solicitará um encontro deste com os representantes de 52 universidades federais em greve há 23 dias.

Ricardo Santos lembrou que, na última quarta-feira (dia 12), juntamente com os senadores Geraldo Cândido (PT-RJ) e Emilia Fernandes (PT-RS), recebeu os representantes do Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), e que estes solicitaram sua ajuda para abrir um canal de comunicação com o ministro. Os grevistas também encaminharam à CE uma pauta com as principais reivindicações da categoria, como reposição salarial de 75,28%, e manifestaram interesse em discuti-la com o ministro.

Conforme Ricardo Santos, a CE também aprovou, na semana passada, requerimento da senadora Emilia Fernandes convocando Paulo Renato e o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Martus Tavares, a participarem de audiência pública na comissão, em data a ser marcada. Os dois ministros deverão esclarecer os senadores sobre as adaptações a serem feitas no Plano Decenal de Educação em função das alterações introduzidas no Orçamento da União após o último acordo com o FMI.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) solicitou que a greve dos professores, funcionários e alunos das instituições federais de ensino superior e a concessão de canal para a Rede TV! (ex-Rede Manchete), em tramitação na Casa, também constem da audiência pública com o ministro da Educação.

Ricardo Santos e os demais membros da CE receberam convite do ministro de Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, para que eles participem da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações, organizada pelo ministério e pela Academia Brasileira de Ciência, a realizar-se em Brasília, de 18 a 21 de setembro. No convite, a conferência é anunciada uma ampla forma de consulta à sociedade com vistas à formulação de um conjunto de diretrizes estratégicas para o setor na próxima década.

18/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da CE vai tentar marcar audiência de professores grevistas com Paulo Renato

José Pimentel espera aprovação do Orçamento e do PPA ainda nesta semana

Comissão vai marcar encontro com advogado-geral da União para discutir situação da Aerus

Frente Parlamentar contra o aborto promove encontro internacional nesta semana

GERALDO MELO QUER MARCAR REUNIÃO DA COMISSÃO PARA A PRÓXIMA SEMANA

GERALDO MELO QUER MARCAR REUNIÃO DA COMISSÃO PARA A PRÓXIMA SEMANA