Presidente da CE vai tentar marcar audiência de professores grevistas com Paulo Renato



O presidente da Comissão de Educação (CE), senador Ricardo Santos (PSDB-ES), assegurou, nesta quarta-feira (dia 12), durante audiência com os representantes dos grevistas das 52 instituições federais de ensino superior, que vai tentar agendar um encontro entre os professores e o ministro da Educação, Paulo Renato Souza. Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Roberto Leher, que participou da audiência, o ministro tem se negado a recebê-los, e o funcionário indicado por ele para discutir a pauta dos grevistas, que inclui reposição salarial de 75,48% , alega não ter autonomia para tomar qualquer decisão. Ricardo Santos teve o apoio dos senadores Geraldo Cândido (PT-RJ) e Emilia Fernandes (PT-RS).

Roberto Leher advertiu os senadores para a situação "de quase colapso" que hoje ameaça as universidade públicas brasileiras. Ele denunciou a sistemática redução dos recursos destinados ao ensino superior que, segundo informou, caíram de 21,9% do total destinado à educação, em 1995, para 17% em 1999.

As reivindicações dos grevistas incluem, além da reposição salarial, a realização de concurso público dentro do Regime Jurídico Único e a manutenção das gratificações, que representam cerca de dois terços do salário dos professores. Segundo Leher, os cortes das gratificações resultam de acordos com o FMI.

12/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da CE espera marcar encontro de grevistas com o MEC nesta semana

SENADO CONVOCA PAULO RENATO PARA EXPLICAR GREVE DOS PROFESSORES

Comissão especial vai tentar reabrir comunicação entre grevistas e governo

AUDIÊNCIA COM PAULO RENATO OCORRE AINDA ESTE MÊS

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO REALIZA.AUDIÊNCIA COM O MINISTRO PAULO RENATO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO REALIZA.AUDIÊNCIA COM O MINISTRO PAULO RENATO