Presidente da CE pedirá apoio a Tebet na busca de consenso sobre gratificação dos professores



O presidente da Comissão de Educação (CE), senador Ricardo Santos (PSDB-RJ), informou, nesta terça-feira (20), que irá procurar o presidente do Senado, Ramez Tebet, para buscar um canal de negociação com as lideranças da Casa, a fim de que seja estabelecido "um mínimo de consenso" em torno do projeto de lei que concede 34% de aumento à Gratificação de Exercício de Docência (GED) aos professores universitários. Ricardo Santos informou que a direção da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes), já se manifestou contra a proposta.

Ricardo Santos disse que também pretende conversar com o presidente do Senado sobre as possibilidades de entendimento com o presidente da República, uma vez que a responsabilidade pelo pagamento dos salários do grevistas foi remetida "à mais alta instância do Executivo".

O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) relatou haver participado, na véspera, de reunião com o Comando de Greve da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRS), que o incumbiu de solicitar o apoio da comissão, com vistas a uma solução para a greve dos docentes das universidades públicas federais, que já dura mais de 90 dias.

Em resposta, Ricardo Santos lembrou-lhe que, como presidente da Comissão de Educação já promoveu encontro dos grevistas com representantes do Ministério de Educação e lamentou as dificuldades para um entendimento entre as partes.

O senador manifestou também sua preocupação em relação à perda do ano letivo dos alunos e ao adiamento do vestibular, em conseqüência da paralisação dos professores.

20/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE busca consenso sobre projeto que muda Lei de Imprensa

Vital do Rêgo busca consenso sobre ensino especial no PNE

Valter Pereira elogia busca de consenso sobre suplentes

ALCÂNTARA BUSCA O "MAIOR CONSENSO POSSÍVEL" SOBRE FUNDO DE COMBATE À POBREZA

Em busca de consenso, líderes adiam votação do projeto sobre crimes cibernéticos para o próximo esforço concentrado

APROVADA GRATIFICAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS