Comissão especial vai tentar reabrir comunicação entre grevistas e governo



Com o objetivo de restabelecer o canal de comunicação entre o comando de greve das Universidades Federais, paralisadas há quase 50 dias, e o Ministério da Educação, a Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira (9), requerimento do seu presidente, senador Ricardo Santos (PSDB-ES), que propôs a formação de uma comissão com a incumbência de procurar o ministro Paulo Renato.

A comissão é integrada pelo próprio Ricardo Santos e pelos senadores Antonio Carlos Júnior (PFL-BA), Mauro Miranda (PMDB-GO), Emília Fernandes (PT-RS) e Marluce Pinto (PF-RO). Os senadores irão propor ao presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara, deputado Valfrido Guia (PTB-MG), a participação de deputados na comissão, que deverá marcar uma audiência com o ministro até quinta-feira.

- Estamos vivendo um impasse sério. Temos 52 instituições em greve e os alunos correm o risco de perderem o segundo semestre. Além disso, o vestibular do próximo ano está ameaçado e o impasse continua entre o MEC e o comando de greve - afirmou o autor da proposta, que manifestou sua confiança na possibilidade de algum entendimento entre as partes.

Ricardo Santos observou que esse canal tinha sido aberto mas foi fechado há dez dias, depois que o ministro suspendeu o pagamento do mês de setembro dos salários dos professores. O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) chegou a propor que em vez de procurarem o ministro Paulo Renato, os parlamentares fossem direto ao presidente Fernando Henrique, no que teve o apoio da senadora Emília Fernandes (PT-RS).

Após ponderações do senador Romeu Tuma (PFL-SP), que chamou a atenção para o risco de distúrbios estudantis na audiência com Fernando Henrique, ficou acertado que haverá uma primeira audiência com o ministro da Educação e, se ela não surtir os resultados esperados, a comissão irá ao presidente da República.

TV DIGITAL

A Comissão de Educação também aprovou requerimento dos senadores Gerson Camata (PMDB-ES) e Antonio Carlos Júnior (PFL-ES) para a realização de duas audiências públicas conjuntas, entre a CE e a Subcomissão Permanente de Cinema, Comunicação e Informática, para debater a implantação da TV digital no Brasil. Um dos convidados deverá ser o engenheiro Fernando Bitencourt, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). A data do evento ainda não foi marcada.

09/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet promete a professores tentar reabrir negociações com o governo

Renan critica oposição e pede ao governo para reabrir negociações com grevistas da PF

Paim media conflito entre grevistas e governo

FREIRE PEDE DIÁLOGO ENTRE GOVERNO E GREVISTAS

Presidente da CE vai tentar marcar audiência de professores grevistas com Paulo Renato

HELOISA DEFENDE NEGOCIAÇÃO ENTRE GREVISTAS DA IMPRENSA NACIONAL E O GOVERNO