Presidente da Cia. Docas de Santos diz que o porto precisa ser modernizado



Em depoimento prestado em audiência pública da Comissão de Fiscalização e Controle, nesta quarta-feira (dia 5), o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Fernando Lima Barbosa Vianna, afirmou que, apesar de nos últimos meses o porto vir batendo seguidos recordes de produção e registrando o maior movimento de sua história, "ainda apresenta problemas, sobretudo com relação às suas tarifas e com os contratos dos aluguéis dos armazéns, e precisa ser modernizado".

A audiência foi realizada para debater informações publicadas pela revista Veja e pelo jornal Gazeta Mercantil sobre a eficiência e a eficácia do Porto de Santos.

O presidente da Codesp disse que o Porto de Santos é um dos principais do país porque por ele passam 25% de toda a balança comercial do Brasil, equivalentes a cerca de US$ 30 bilhões anuais, de um total de US$ 110 bilhões. Ele explicou que o complexo portuário de Santos tem mais de 100 anos de idade e precisa mudar seus métodos operacionais, adequando-os aos tempos modernos e investindo em mais tecnologia.

Da mesma forma, o presidente da DTA Consultoria S/C Ltda, João Acácio Gomes de Oliveira Neto, especialista em construção e operação de portos, disse que o projeto portuário atual de Santos "encontra-se ultrapassado e precisa ser totalmente mudado". Ele explicou que a cidade de Santos invadiu terrenos que chegam muito perto das áreas de operação do porto, o que vem reduzindo em muito o espaço para a expansão de suas atividades. Também prestou depoimento à CFC o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Bloco dos Portos de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e São Sebastião, João Aristides Saldanha da Fonseca.

A audiência pública foi presidida pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB) e contou com as participações dos senadores Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) e Luiz Otávio (sem partido-PA).

05/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Docas-SP fixa regras para acesso ao Porto de Santos

Presidente da Docas de São Paulo apoia solução do caso Portus

Porto de Santos tem movimentação recorde em janeiro

Porto Sem Papel entra em operação em Santos

Área operacional do Porto de Santos funciona 24h

SP pode ajudar no desenvolvimento do Porto de Santos