Presidente da Comissão de Agricultura destaca atuação em favor dos produtores
Benedito de Lira, presidente da comissão
O debate travado entre produtores rurais, senadores e representantes do Executivo sobre a exigência de emplacamento de máquinas agrícolas por parte do Denatran é um bom exemplo do trabalho da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) este ano, avalia seu presidente, o senador Benedito de Lira (PP-AL). Ele considerou produtivo o ano de 2013. A CRA, diz Benedito de Lira, realizou trabalhos de qualidade, tratando dos mais diversos temas de interesse do setor primário da economia brasileira.
– Esta comissão considerou isso [emplacamento de máquinas] uma espécie de afronta àqueles que produzem e trabalham. Uma máquina agrícola tem como finalidade exatamente trabalhar a terra. Não é um automóvel de passeio, tampouco anda transitando nas vias, pois faz apenas pequenos deslocamentos. E a comissão, num momento de muita lucidez, resolveu aprovar um projeto para desconsiderar essa resolução do Denatran, que obrigava os agricultores a fazerem emplacamento, pagamento de seguro e DPVAT, o que realmente só traria ônus para aqueles que já lutam com muita dificuldade para sobreviver – disse Benedito de Lira, referindo-se ao PLC 57/13, aprovado pela CRA no dia 21 de novembro.
Colônias de pescadores
O senador também destacou o debate sobre a representatividade sindical das colônias de pescadores. Segundo Benedito, graças à atuação da CRA, o Ministério do Trabalho revogou a portaria 2.159/2012, que suspendia os registros das colônias pela pasta. De acordo com a Constituição, as colônias de pescadores são equiparadas a entidades sindicais e, por isso, têm direito de serem registradas em órgão competente e receberem o recolhimento da representação sindical e do imposto sindical.
– Foi assunto da primeira audiência pública realizada por esta comissão, com a presença do ministro do Trabalho na época, o que demandou um debate muito interessante. Pela intervenção da Comissão, tornou-se possível manter a representatividade das colônias – recordou.
Outros temas
O presidente da CRA citou ainda outros temas relevantes que foram tratados pela comissão, como as alterações do Plano Safra 13/14; a disponibilidade de crédito para a agricultura; a concentração no mercado de cimentos do Brasil; o fenômeno da redução da população das colônias de abelhas polinizadoras, conhecido como "prolapso de desordem das colmeias"; o novo seguro agrícola; e a regularização fundiária de armazenagem.
Ao longo de 2013, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária realizou 18 audiências públicas; analisou 87 propostas, entre projetos de lei e requerimentos; promoveu nove seminários e executou uma diligência externa.
18/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcio Alcântara destaca atuação da CNA em favor da agricultura
Comissão de Agricultura vota projetos em favor dos produtores rurais
Lobão destaca atuação dos voluntários em favor das crianças
Moreira Mendes pede atuação do Ministério da Agricultura para amparar os produtores de leite
Angela Portela destaca ações do governo em favor da agricultura familiar em Roraima
Produtores não abrem mão de tributo do petróleo em favor de não produtores