Moreira Mendes pede atuação do Ministério da Agricultura para amparar os produtores de leite



O senador Moreira Mendes (PFL-RO) fez um apelo nesta quarta-feira (21) para que o Ministério da Agricultura estabeleça medidas permanentes de amparo aos produtores de leite. O senador considera que essas providências podem garantir ao país um crescimento mais acelerado de sua economia.

Moreira Mendes denunciou a crise que o setor leiteiro vem passando, especialmente no estado que representa. O senador assinalou que Rondônia sofreu com o emprego insuficiente de novas tecnologias, a ausência de incentivos federais e a irrisória remuneração dos produtores, ameaçando o crescimento dessa atividade econômica.

De acordo com o senador, examinada a questão de forma ampla, percebe-se que o maior problema enfrentado pelos produtores relaciona-se aos preços. O parlamentar afirmou que, em Rondônia, o produtor é remunerado com apenas R$ 0,14 por litro de leite.

O senador observou ainda que, apesar de o governo ter reduzido as importações no biênio 1999/2000, a crise econômica não permitiu um aumento no consumo interno. Além desse fator, Moreira disse que o crescimento da produção interna não reverteu a demanda de importação. Explicou que, enquanto o leite líquido deve ser consumido em 48 horas, o leite em pó pode ser utilizado no prazo de até um ano.

O parlamentar considera que a saída seria a estocagem do leite em pó nacional, que oferece mais alternativas de comercialização. Em aparte, o senador Maguito Vilela (PMDB-DF) afirmou que estuda apresentar projeto que proíbe a importação, pelo governo, de produtos existentes no país.

21/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOREIRA MENDES CRITICA ATUAÇÃO DO BASA EM RONDÔNIA

MOREIRA MENDES PEDE AUMENTO PARA SERVIDORES

MOREIRA MENDES PEDE PUNIÇÃO PARA ASSASSINATO DE VEREADOR

Moreira Mendes pede mais financiamento para produção de café

OSMAR PEDE APOIO PARA OS PRODUTORES DE LEITE

Moreira Mendes pede respeito no Congresso