Presidente da CPI do Futebol diz que relatório será aprovado na próxima semana



O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol, senador Álvaro Dias (PDT-PR), está certo de que a comissão irá aprovar na semana que vem o relatório final do senador Geraldo Althoff (PFL-SC) que propõe uma nova legislação para o futebol brasileiro e pede punição para dirigentes de clubes, de federações e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que teriam praticado irregularidades durante as suas gestões. Segundo o presidente da CPI, o relatório aponta crimes contra a ordem tributária, de evasão de divisas e de enriquecimento ilícito.

Álvaro Dias informou que a CPI "irá alcançar as maiores figuras do futebol brasileiro". Para o senador, os cartolas desonestos são os maiores responsáveis pelo desastre do futebol e, portanto, devem ser punidos na forma da lei. Ele acrescentou que o futebol movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano e que grande parte desses recursos é desviada para fora do país por dirigentes que não têm nenhum compromisso com o futebol.

O presidente da CPI fez esses comentários ao participar de um ato público na Câmara dos Deputados em favor do relatório do senador Geraldo Althoff, a ser apresentado nos dias 4 e 5 de dezembro. O ato reuniu membros da CPI da Nike da Câmara dos Deputados, figuras do desporto nacional, como o ex-jogador Piazza, presidente da Associação dos Ex-Atletas Profissionais de Futebol, o ex-jogador de basquete Ubiratan e dirigentes de ligas de futebol do Distrito Federal. Eles temem que seja aprovado o relatório paralelo, elaborado pela chamada "bancada da bola".

Apoio da base

Apesar de reconhecer que as pressões existem a favor da aprovação do relatório paralelo, Álvaro Dias observou que elas não são suficientes. Isso porque, esclareceu, atualmente existe um consenso de que é preciso o país ter uma nova legislação para o futebol. "A pressão que vem da arquibancada é muito mais forte do que a proveniente da cartolagem , originária das cadeiras cativas dos estádios", afirmou o senador.

Como prova, Álvaro Dias observou que o ato público em favor da aprovação do relatório do senador Geraldo Althoff chegou a contar com a presença de dirigentes de ligas amadoras do Distrito Federal. O fato, a seu ver, representa uma vontade popular em favor do engrandecimento do futebol brasileiro.

Entre os dirigentes que participaram do ato público estava Inácio Filho, presidente da Liga Desportiva do Paranoá, a cidade-satélite de menor renda per capita do Distrito Federal. Para ele, "quem milita no futebol torce para que a CPI aprove o relatório Althoff e puna as pessoas que usaram o futebol para enriquecer".

27/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Esporte: Sorteio de grupos do Campeonato Paulista Feminino de Futebol será na próxima semana

Aprovado relatório que aumenta em R$ 1,7 bilhão a receita de 2010. Orçamento deve ser votado na próxima semana

Relatório sobre indicação de Rosa Weber ao STF será lido na próxima semana

Delcídio afirma que crise determina relatório do Orçamento, que será apresentado na próxima semana

Relatório com mudanças na Defesa Civil será votado na próxima semana, diz Casildo Maldaner

CPI do Futebol examina relatório final na próxima terça-feira