Presidente do Banco Central fala sobre a política monetária brasileira em audiência pública da CAE



O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa na próxima terça-feira (22), às 10h, de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ele deverá expor aos senadores os fundamentos e a forma de execução da política monetária brasileira e discorrer sobre as políticas creditícia e cambial da economia brasileira para 2011.

As audiências periódicas com o presidente do Banco Central (BC) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) foram estabelecidas pela Resolução do Senado Federal nº 32/ 2007. De acordo com a resolução, a CAE deve promover "audiências públicas regulares" com o presidente do BC, "para discutir as diretrizes, implementação e perspectivas futuras da política monetária".

De acordo com a resolução, as audiências públicas devem ocorrer preferencialmente na primeira quinzena dos meses de fevereiro, abril, julho e outubro, podendo haver alterações de datas decorrentes de entendimento entre a comissão e a presidência do Banco Central, como é o caso desta vez.

Já a ideia de o presidente do BC incluir em sua explanação explicações sobre as políticas de crédito e de câmbio partiu do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), por meio de requerimento apresentado e aprovado no colegiado.

As reuniões da CAE ocorrem na sala 19 da Ala Alexandre Costa do Anexo 2 do Senado Federal.



18/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Banco Central faz balanço da política monetária

Presidente do Banco Central esclarecerá efeitos da política monetária

Presidente do Banco Central poderá prestar contas de política monetária

Presidente do Banco Central presta contas de política monetária nesta terça-feira

Banco Central e G20 promovem seminário sobre política monetária e regulação macroprudencial

Começa audiência pública com presidente do Banco Central