Presidente do Benin visita o Senado



O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebe nesta quarta-feira (15), às 15h, o presidente da República do Benin, Thomaz Boni Yayi, que está no Brasil retribuindo a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a seu país no ano passado. Nesta visita, Brasil e Benin buscam intensificar os laços culturais e afetivos existentes desde a emigração forçada de escravos beninenses para cá e posteriormente reforçados pela formação de comunidades de origem brasileira naquele país.

De acordo com o Itamaraty, encontra-se no Benin número expressivo de famílias de ascendência brasileira, formadas por ex-escravos que retornaram à região desde o final do século XVIII. É a primeira visita de um mandatário beninense ao Brasil - oportunidade em que os dois países buscam o aprofundamento do diálogo bilateral e a execução dos projetos iniciados com os acordos assinados em 2006.

Quando Lula foi a Benin, foram assinados atos relacionados à prevenção e tratamento da malária, ao esporte e à cotonicultura, áreas nas quais os dois países desenvolvem, em diferentes fases, projetos de cooperação. Principal produto da economia beninense, o algodão é um dos mais importantes motores das relações bilaterais dos dois países. A visita é a oportunidade também para o presidente do Benin inaugurar oficialmente a embaixada do seu país em Brasília.

14/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Benin visita Brasil em busca de investimentos em infraestrutura e saúde

Renan recebe presidente do Benin

Governador Serra recebe presidente do Benin

Presidente do Benin pede que Dilma assuma posição de liderança no Brics para ajudar a África

Presidente da Argentina visita Senado

Presidente da Argentina visita o Senado