Presidente do Benin pede que Dilma assuma posição de liderança no Brics para ajudar a África



O presidente do Benin, Boni Yayi, pediu nesta sexta-feira (23), que a presidenta Dilma Rousseff, assuma uma posição de liderança no bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) em prol do desenvolvimento do Continente Africano. Na próxima semana, Dilma embarca para a Índia, onde participa da 4ª Cúpula do Brics.

“Pedi a ela que ocupe uma posição de liderança no Brics para ajudar. Que possa fazer de tudo pelo desenvolvimento da África”, disse Boni Yayi, após encontro com a presidenta. Temas econômicos e financeiros deverão dominar os debates na reunião do Brics, que discutirá também políticas de segurança e paz, assim como o esforço conjunto para o desenvolvimento sustentável, um dos pilares para a redução da pobreza.

O presidente do Benin também pediu a aceleração de um acordo de cooperação firmado com a Petrobras para a extração de petróleo no país. Yayi quer ainda apoio de Dilma para a construção de uma rodovia ligando o norte ao sul do país e para programas de combate à Aids. Segundo ele, a presidenta mostrou-se disposta a fazer o acordo com a Petrobras avançar. “A Petrobras se comprometeu a acelerar essas pesquisas para que, em breve, nosso país tenha petróleo.”

As relações políticas e econômicas entre Brasil e Benin intensificaram-se desde a abertura de embaixadas nos dois países no período de 2006 e 2007. No ano passado, o comércio bilateral ultrapassou US$ 139 milhões, o que representa um aumento de 225% em relação a 2006.

Os dois países têm parcerias em programas para tratamento da anemia falciforme, fortalecimento de cursos de educação profissional e cooperativismo, além de programas de inclusão social por meio do futebol e gestão do patrimônio material e imaterial.

 

Fonte:
Agência Brasil

 



23/03/2012 20:52


Artigos Relacionados


Petrobras compra participação para explorar petróleo em Benin, na África

Serys faz apelo para que Senado assuma posição sobre recursos da Cide

Marina quer que Brasil defina meta de redução de emissões para Copenhague e assuma posição protagonista

Alvaro Dias: Dilma Rousseff não exerce liderança que lhe cabe como presidente

Presidente chinês pede solidariedade a líderes dos Brics na busca pelo desenvolvimento

Ministros dos Brics se reúnem na África do Sul