Presidente do Conselho de Ética acompanha depoimentos em Salvador



O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), informou, em entrevista exclusiva à Agência Senado, que estará acompanhando, em Salvador, no decorrer desta semana, os depoimentos das pessoas arroladas no caso de escutas telefônicas ilegais (grampos) executadas a pedido da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Estão marcados para acontecer nesta segunda-feira (24) os testemunhos do delegado baiano Valdir Barbosa e de seu assessor Alan Souza Farias, apontados pelos investigadores da Polícia Federal (PF) como os autores das escutas ilegais.

Juvêncio da Fonseca disse também que, apesar de o conselho estar acompanhando os interrogatórios do caso, irá esperar a conclusão do inquérito da PF para decidir o rumo a ser dado ao assunto. Ele afirmou, no entanto, que, independentemente de o colegiado ainda precisar da eleição de seus novos membros no Plenário para poder funcionar - o que deve ocorrer nas próximas semanas -, ele poderá convocar uma reunião do órgão a qualquer momento e com os membros remanescentes da legislatura passada, se considerar a medida necessária.

O conselho, lembrou ele, foi instado a acompanhar o inquérito a pedido de 23 senadores, em função de o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) ter sido acusado por algumas das vítimas do grampo de estar envolvido no caso.

O presidente do Conselho de Ética contou ainda que, até o último domingo (23), os parlamentares estavam impedidos, por ordem da Justiça Federal da Bahia, de acompanhar os depoimentos, mas decisão proferida na noite do mesmo dia pelo desembargador Carlos Mathias, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, reverteu o impedimento. O requerimento para impedir que os senadores presenciassem os interrogatórios havia sido feito por representantes do Ministério Público, que alegaram a necessidade de manter o sigilo das informações colhidas.



24/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delegado que acompanha caso de escuta telefônica deporá ao Conselho de Ética

Depoimentos no Conselho de Ética começam na próxima terça

Conselho de Ética aprova depoimentos de Cachoeira e Demóstenes

Conselho de Ética convida ACM e Arruda para depoimentos

Conselho de Ética marca quatro novos depoimentos

Conselho de Ética decide sobre depoimentos de Cachoeira e Demóstenes