Presidente do Senado boliviano visita parlamentares e se diz preocupado com futuro político de seu país



O presidente do Senado da Bolívia, Óscar Ortiz, visitou na manhã desta terça-feira (25) os gabinetes das principais lideranças partidárias do Senado brasileiro. À tarde, ele foi recebido pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves, e visitou o Plenário. Oscar Ortiz veio detalhar aos parlamentares a sua preocupação com a atual crise institucional, vivida na Bolívia, entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Ortiz faz oposição ao governo Evo Morales.

Acompanhado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado boliviano, Tito Hoz de Vila, o presidente Ortiz, em uma conversa que durou mais de 40 minutos, manifestou ao líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), a sua inquietação quanto ao futuro da democracia em seu país. O senador brasileiro prometeu ocupar a tribuna para detalhar a atual situação política da Bolívia.

Desde o ano passado, o presidente Evo Morales e a oposição estão em conflito em virtude da nova Constituição que o governo tenta implantar no país. Questões relacionadas à autonomia de regiões como Santa Cruz, Beni e Pando ajudam a acirrar os ânimos.

Quando os parlamentares bolivianos estiveram no Plenário, foram saudados pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP), que presidia os trabalhos naquele momento.

- Nós, como parlamentares, como representantes do Poder Legislativo, temos, sim, de interagir, de nos relacionar muito bem, para que possamos ficar sempre atentos às ações dos Executivos na América do Sul. Nós, como legisladores, temos a obrigação de zelar pela democracia, espantar de vez o autoritarismo - afirmou Papaléo, ao saudar as autoridades estrangeiras.

O presidente do Senado boliviano também visitou os gabinetes do líder do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), e do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Cláudio Bernardo e Moisés Nazário/ Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



25/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Senado boliviano visita parlamentares e se diz preocupado com futuro político de seu país

Presidente do Senado boliviano fala em "tentação autoritária" no seu país

Aloízio Mercadante: 'Ele é uma referência obrigatória para o futuro político do País.'

Nabor recebe presidente do Senado boliviano

Senador boliviano se refugia em embaixada brasileira e pede asilo político

Presidência do Parlamento manifesta preocupação com radicalização do processo político boliviano