Presidência do Parlamento manifesta preocupação com radicalização do processo político boliviano



Em comunicado à imprensa no qual manifesta profunda preocupação com a situação política da Bolívia, o presidente do Parlamento do Mercosul, deputado Dr. Rosinha, expressa o entendimento de que "é de interesse de todos os Estados Partes do Mercosul que a Bolívia se encontre, cada vez mais, com seu destino de nação economicamente próspera, socialmente justa, politicamente estável e democrática".

No comunicado, Dr. Rosinha observa que, mesmo após os recentes referendos revogatórios realizados em todos os departamentos da Bolívia, "que conferiram renovada e sólida legitimidade aos governantes e que transcorreram num clima de mais absoluta normalidade", a tensão naquele país "não dá mostras de arrefecer". Ao contrário, destaca, há uma crescente radicalização do processo político boliviano "que pode ter conseqüências imprevisíveis".

Para o presidente do Parlamento do Mercosul, "a não-aceitação de legítimos resultados eleitorais, a recusa ao diálogo, a obstrução de estradas, certos discursos pró-separatismo e a ameaça da ocupação de campos de gás, com o intuito de impedir a exportação para Estados Partes do Mercosul, conformam um quadro instável que repercute negativamente no Mercado Comum do Sul".

Ainda no texto, a Presidência do Parlamento do Mercosul apela a todas as forças políticas bolivianas para que aproveitem o novo quadro político criado pelos referendos revogatórios e estabeleçam um diálogo de alto nível, a ser conduzido de modo a pacificar as disputas políticas que ocorrem naquele país e assegurar o desenvolvimento econômico e social e a imprescindível unidade territorial da Bolívia.

Dr. Rosinha lembra ainda que a Bolívia, Estado Associado do Mercosul, é signatário do Protocolo de Ushuaia, "que consagrou a cláusula democrática do bloco".



09/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo manifesta preocupação com eleições municipais e propõe mudanças no processo eleitoral

Senador boliviano se refugia em embaixada brasileira e pede asilo político

Senador boliviano aguarda em embaixada brasileira resposta sobre asilo político

Presidente do Senado boliviano visita parlamentares e se diz preocupado com futuro político de seu país

Presidente do Senado boliviano visita parlamentares e se diz preocupado com futuro político de seu país

Tebet manifesta preocupação com greve da PF