PRESIDENTE DO STJ DEFENDE NA TV SENADO MUDANÇA NOS CÓDIGOS DE PROCESSO



Em entrevista que a TV Senado apresenta neste final de semana, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Paulo Costa Leite, defende mudanças nos Códigos de Processo Civil e Penal, para que o julgamento de ações seja mais rápido. Para ele, a reforma do Judiciário, em votação na Câmara dos Deputados, não resolverá todos os problemas da Justiça brasileira. O programa vai ao ar no sábado e no domingo (às 11h e às 23h) e na segunda-feira (às 11h, 17h e 23h).
- As maiores deficiências do Judiciário devem-se à nossa legislação, que facilita a burocracia, permitindo que as ações se eternizem e sempre haja um recurso acima. Por que o STJ tem de julgar briga de vizinho por causa da construção de muro? - questionou o ministro, em entrevista concedida ao jornalista Fernando César Mesquita, diretor da Comunicação Social do Senado.
Como ministro, ele diz que julgou uma ação onde se discutia qual o tamanho de um cachorro para que pudesse ser criado em apartamento, "algo inadmissível para um tribunal superior". Paulo Costa Leite defende que os tribunais superiores só julguem ações de repercussão geral, que sejam relevantes para a Federação.
O presidente do STJ reconhece que o Judiciário brasileiro é pouco acessível ao brasileiro, além de moroso. Para ele, devem ser estimuladas idéias que reduzam prazos e custos da Justiça, como foi o caso dos tribunais de pequenas causas, "uma das experiências mais interessantes" do Judiciário brasileiro nos últimos aos. No entanto, a seu ver, o desrespeito às leis só se reduzirá mesmo com a melhoria da educação. "Educação é fundamental para atacar a corrupção em qualquer lugar do mundo."

28/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PRESIDENTE DO STJ DEFENDE NA TV SENADO MUDANÇA NOS CÓDIGOS DE PROCESSO

Novos Códigos de Processo Penal e Civil foram aprovados pelo Senado após as eleições

Valadares diz que novos Códigos de Processo Civil e Penal darão agilidade e eficiência à Justiça

Demóstenes defende reforma de Códigos

Senado trabalha para modernizar códigos jurídicos

Presidente do Senado recebe anteprojeto do Código de Processo Penal