Presidente do TCU virá ao Senado para apresentar relatórios de fiscalização



O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) passará a apresentar ao Senado, pessoalmente, os relatórios das fiscalizações realizadas pela instituição. Essa obrigatoriedade consta de projeto de lei (PLS 108/2011) aprovado, nesta quarta-feira (8), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A iniciativa partiu do falecido senador Itamar Franco e altera a Lei Orgânica do TCU (Lei nº 8.443/92). Segundo explicou na justificação proposta, sua intenção era tornar mais efetiva e transparente a fiscalização exercida pelo tribunal, órgão de controle externo auxiliar do Congresso Nacional.

Conforme destacou o relator, senador Pedro Taques (PDT-MT), no parecer, a Constituição já determina que o TCU envie relatórios de atividades trimestrais e anuais ao Congresso. Assim, o relator entende que a medida proposta não coloca o tribunal em condição de subordinação ao Parlamento.

A matéria ainda será votada, em decisão terminativa, pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Após essa etapa, seguirá direto para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado.



08/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do BC virá ao Senado expor fundamentos da política monetária

Clinicas terão que apresentar à Anvisa relatórios de processos de reprodução assistida

TCU vai apresentar relatórios setoriais sobre educação e meio ambiente ao Congresso

Comissão de Fiscalização examina relatórios do TCU

Nova ferramenta disponibiliza relatórios de fiscalização de governo e municípios

Presidente marca para a próxima terça-feira entrega de relatórios sobre segurança