Presidente recebe parlamentares latino-americanos



O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, recebeu nesta terça-feira (18) 30 parlamentares representantes de 11 países da América Latina. Eles estão entre os integrantes das Comissões de Energia e Minas e de Meio Ambiente e Turismo do Parlamento Latino-Americano (Parlatino) que estão reunidas no Senado brasileiro.

Durante o encontro com Garibaldi, o secretário-geral do Parlatino, o deputado panamenho Juan Carlos Arosemena, informou que o grupo optou por discutir energia renovável no Brasil porque este país é líder mundial na produção de energia limpa. Arosemena também veio pedir uma participação mais ativa do Brasil no Parlatino.

- Sendo um líder latino-americano, o Brasil pode trazer propostas mais diretas para promover a integração dos nossos países. Não uma integração de modo romântico, e sim uma integração prática e concreta - opinou o parlamentar do Panamá.

Garibaldi, por sua vez, destacou que o estado do Rio Grande do Norte é o que tem maior potencial para aproveitamento de energia eólica no Brasil e que em janeiro deve haver um leilão para aproveitamento desse potencial na região.

A reunião das comissões conta com a participação de parlamentares do Brasil, México, Venezuela, Guatemala, Panamá, Uruguai, Chile, Antilhas Holandesas, Paraguai, Bolívia e Aruba.



18/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares latino-americanos discutem aquecimento global

Brasil recebe gestores latino-americanos para encontro de segurança alimentar

Presidente da CAE encontra parlamentares americanos do Comitê Gestor da Alca

Paim recebe de parlamentares americanos oferta de ajuda para acabar com a desigualdade racial

PRESIDENTE DO SENADO RECEBE EMPRESÁRIOS NORTE-AMERICANOS

Brasil aumentou em 25% comércio com latino-americanos