Previdência discute reivindicações dos aposentados com representantes do setor na 4ª



O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho deve se reunir, nesta quarta-feira (27), às 14h, com representantes da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), para discutir o futuro desse público. A informação foi divulgada pelo ministro nesta segunda-feira (25), durante sessão especial no Senado em comemoração ao Dia Nacional dos Aposentados e Pensionistas, que neste ano caiu no domingo de Páscoa (24).

Temas como reajuste, uma alternativa para o fator previdenciário e políticas sobre o futuro dos aposentados e pensionistas foram destacados durante a sessão no plenário do Senado, que contou também com a participação do secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas.

Eles enfatizaram que os aposentados e pensionistas se dedicaram ao País e merecem receber o melhor tratamento possível por parte da Previdência Social. “O melhor caminho para melhorarmos as condições dos aposentados e pensionistas é o diálogo, o entendimento”, acrescentou o ministro.

 

Déficit da Previdência Rural

Gabas reafirmou aos aposentados e pensionistas que a Previdência Social “não é uma entidade quebrada, não está falida e não tem o déficit que querem que ela tenha”. Ele ressaltou que, nos oito anos de governo do presidente Lula, os técnicos da Previdência se esforçaram “para trazer luz” ao debate.

Gabas informou que o regime previdenciário dos trabalhadores urbanos é superavitário em pouco mais de 14%. Já o déficit registrado no sistema de Previdência Rural foi concebido para ser coberto com dinheiro público. O secretário-executivo ressalvou, no entanto, que o pagamento de pelo menos um salário mínimo aos aposentados e pensionistas rurais é uma questão de justiça social.

Para acabar com essa defasagem, especialistas na área de previdência já sugeriram que os benefícios destinados à área rural fossem deslocados da Previdência Social para outro ministério, como por exemplo, o do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável pelo gerenciamento do Bolsa Família.

 

Reivindicações dos aposentados

Segundo a Cobap, a principal reivindicação, amparada por centrais sindicais e parlamentares, é a concessão de aumento real para as aposentadorias – e não apenas a correção da inflação do ano. A entidade também defende a criação de um plano de saúde para os aposentados e pensionistas. E pede que o governo dê à criação de centros de convivência para os idosos a mesma atenção preferencial que pretende garantir à construção de creches públicas.

Garibaldi Alves informou que já conversou com a presidenta Dilma Rousseff sobre as reivindicações. Segundo ele, a presidenta mostrou-se “preocupada com a situação [financeira]” dos beneficiados pelo regime da Previdência Social.


Fonte:
Agência Brasil
Ministério da Previdência Social



25/04/2011 17:50


Artigos Relacionados


Garibaldi discute reajuste de aposentados com ministro da Previdência e senadores, mas não há acordo

Representantes do Confea/Crea apresentam pauta de reivindicações

Paulo Paim volta a defender reivindicações de aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus

Mulheres camponesas entregam pauta de reivindicações ao Ministério da Previdência

Governistas e representantes dos aposentados anunciam acordo

Governo e representantes dos aposentados anunciam acordo