Previdência não está quebrada, afirma secretário-executivo
O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, afirmou nesta segunda-feira (25) que o órgão previdenciário do país não está "quebrado" ou "falido". Em sessão especial no Senado, de homenagem aos aposentados, ele desqualificou a noção que atribui ao Regime Geral de Previdência um déficit que disse não existir.
- Estamos nos esforçando muito para trazer luz a esse debate e para dar transparência às contas da Previdência - disse ele, salientando que isso acontece desde o governo passado.
Gabas afirmou que o Sistema Geral de Previdência possui dois regimes, um urbano e outro rural. Em seguida, observou que o regime urbano apresentou um superávit de R$ 14,9 bilhões ao fim de 2010. Sem citar números, ele observou que o regime rural, por outro lado, necessita de subsídios. Porém, disse que esse regime foi criado para funcionar assim mesmo, "de maneira correta", por leis que passaram pelo Senado.
- Quero dizer que os trabalhadores têm direito à Previdência Social e deverão continuar tendo. É o segurado especial que produz mais de 70% dos alimentos que consumimos. Por isso, merece a atenção especial do Estado brasileiro através da Previdência - afirmou.
De acordo com Gabas, as contas entre os dois regimes não podem ser confundidas. O regime rural deve continuar contando com subsídio e não deve ser misturado com o urbano, que é superavitário e vai continuar pagando normalmente as aposentadorias e pensões existentes.
Mas também há outro debate em andamento e que se refere ao futuro da Previdência, num cenário de 30 a 50 anos, como observou Gabas. Ele assinalou que há uma mudança na pirâmide demográfica e que o país terá "milhões" de pessoas idosas em curto espaço de tempo. Por isso, disse que o órgão, sob a condução do atual ministro, Garibaldi Alves Filho, está estimulando a sociedade a pensar sobre a "previdência do futuro", de forma transparente.
25/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
SECRETÁRIO-EXECUTIVO AFIRMA QUE PAÍS ESTÁ 90% PREPARADO PARA "BUG"
Secretário-executivo assume Ministério da Previdência
Senado é uma das casas mais transparentes, afirma secretário executivo da CGU
FGTS não pode perder objetivo inicial, afirma secretário-executivo do conselho curador
Brasil deve seguir exemplo da África do Sul em plano para setor aéreo e terrestre, afirma secretário-executivo
Maria do Rosário afirma que debate sobre a Previdência não está concluído