Previsão do Inpe diz que fenômeno La Niña pode influenciar chuvas no País até setembro



Segundo previsão climática elaborada pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o fenômeno La Niña pode influenciar as chuvas no inverno, estação que começa nesta segunda-feira (21).

De acordo com as expectativas para os meses de julho a setembro, a probabilidade de chuvas acima da média será maior ao norte da região Norte e menor ao sul das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Nas demais áreas, permanece a previsão de chuvas em torno da média histórica. O leste da região Nordeste deve continuar apresentando grande irregularidade na distribuição temporal e espacial das chuvas, inclusive com possibilidade de temporais intercalados por períodos de seca.

Nos próximos três meses a previsão é de que temperatura do ar continue acima do normal na maior parte do País, com exceção da região Sul, onde estão sendo esperados valores próximos aos normais. Contudo, há possibilidade de incursões de massas de ar frio mais intensas ao longo deste trimestre tanto sobre a região Sul quanto sobre o sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

A incursão de massas de ar frio no decorrer de maio e início de junho antecipou as condições típicas de inverno na maior parte do centro-sul do País, com ocorrência do fenômeno conhecido por friagem no oeste da região Centro-Oeste e sul da região Norte.

A diminuição da temperatura das águas superficiais na região do Pacífico Equatorial em comparação com o mês de abril, e os ventos mais intensos que o normal nos setores central e oeste do Pacífico, indicaram sinais característicos do início do fenômeno La Niña. O estabelecimento da fase mais ativa do fenômeno La Niña está previsto para o segundo semestre de 2010, podendo influenciar o início da estação chuvosa no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.


Fonte:
Inpe

 
Saiba mais sobre o Inpe no Portal Brasil.



21/06/2010 20:22


Artigos Relacionados


Fenômeno La Ninã provoca chuvas no Nordeste e secas no Sul do Brasil

Rio Grande do Sul sofre efeitos do La Niña com fortes chuvas e estiagem

La Niña provoca estiagem no Paraná e pode causar queda na produção de soja

Ambiente pode influenciar na qualidade de vida do diabético

Copom diz que crise na Europa pode influenciar decisões sobre a Selic

USP: Música pode influenciar julgamento do paladar e estado de ânimo de crianças