Fenômeno La Ninã provoca chuvas no Nordeste e secas no Sul do Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o fenômeno climático La Niña vai causar chuvas acima da média no Nordeste brasileiro e seca no Sul do País. Além dessas consequências, o surgimento do fenômeno, segundo o instituto, também explica as baixas temperaturas de inverno registradas este ano nos estados do Sul do Brasil.
No entanto, o chefe da divisão de pesquisas aplicadas do Inmet, Expedito Rebello, afirma que o La Niña não vai alterar totalmente os fatores climáticos no Brasil. O especialista explica que o fenômeno já ocorreu várias vezes e que não há motivos para alarde.
“É um fenômeno natural, que é responsável pelo esfriamento das águas do Oceano Pacífico. Ele modifica o clima em determinado período. Temos registros do seu aparecimento desde 1886. O fenômeno pode ser benéfico para alguns lugares e ruim para outros”, esclarece.
Segundo o especialista, o La Niña tem efeito oposto ao El Niño. Enquanto o primeiro esfria as águas do Pacífico, o segundo aquece. “Essa mudança de fenômenos altera as correntes na atmosfera. E essas são responsáveis por, em anos de La Niña, chover mais no Nordeste e menos no Sul e em anos de El Niño ocorrer o contrário”.
De acordo com o Inmet, o La Niña tem duração de nove a doze meses e causa mudanças de 1 grau Celsius (ºC) a no máximo 4ºC na temperatura das águas no Pacífico.
“Vale ressaltar, que o efeito do La Niña é global, não só no Brasil. Casos de enchentes no Paquistão, calor na Europa, por exemplo, também têm relação com o fenômeno”, disse Expedito. De acordo com o Inmet, a última ocorrência do La Niña foi entre os anos de 2007 e 2008.
Fonte:
Agência Brasil
Saiba mais sobre consulta meteorológica no Portal Brasil
17/08/2010 09:14
Artigos Relacionados
Previsão do Inpe diz que fenômeno La Niña pode influenciar chuvas no País até setembro
La Niña provoca estiagem no Paraná e pode causar queda na produção de soja
Rio Grande do Sul sofre efeitos do La Niña com fortes chuvas e estiagem
Efraim propõe anistia para dívida de produtor rural prejudicado por secas e chuvas
Senado aprova verbas para combater secas e enchentes no Nordeste
Suassuna pede planejamento do governo para evitar dramas com enchentes e secas no Nordeste