Ambiente pode influenciar na qualidade de vida do diabético



Estudo realizado pela USP aponta que portadores da doença têm baixa satisfação da qualidade de vida

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP aponta que aspectos da vida social e do meio ambiente influenciam na qualidade de vida de pessoas com diabetes.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O estudo teve por objetivo identificar características que ocorrem em maior ou menor frequência entre os casos e comparou dois grupos de pessoas com diabetes: um com controle glicêmico satisfatório e outro com controle glicêmico insatisfatório. 

Dois questionários foram utilizados para o levantamento de dados, sendo um para características sócio-demográficas e clínicas e outro para mensurar a qualidade vida, levando em consideração aspectos físicos, psicológicos, relações sociais e meio ambiente.

Quando comparados os resultados, observou-se que os dois grupos pesquisados têm baixa satisfação da qualidade de vida no aspecto psicológico, seguido pelo físico, o relações sociais, e por último, o meio ambiente, tido como o aspecto que mais influenciou a qualidade de vida dos entrevistados.

A pesquisa foi motivada pelos novos casos da doença, que crescem a cada ano. O estudo pretende criar um grande apoio para os profissionais que trabalham com portadores de diabetes.

Do Portal do Governo do Estado

 



03/12/2013


Artigos Relacionados


AUTO-AJUDA PODE MELHORAR QUALIDADE DE VIDA NO PAÍS, DIZ LAIR RIBEIRO

Copom diz que crise na Europa pode influenciar decisões sobre a Selic

USP: Música pode influenciar julgamento do paladar e estado de ânimo de crianças

Previsão do Inpe diz que fenômeno La Niña pode influenciar chuvas no País até setembro

Acidente nuclear no Japão preocupa Dilma e pode influenciar na política brasileira de energia atômica

Brasília, Rio e SP têm a melhor qualidade de vida