Primeira antena 4G do País apresenta solução sustentável



O equipamento possui baixo impacto visual e ambiental

A primeira antena 4G foi apresentada ao  ministro das Comunicações, Paulo Bernardo na última semana. O equipamento foi desenvolvido por uma operadora brasileira  e permite o compartilhamento com o serviço de iluminação pública, evitando a construção de torres, com menor impacto visual e menos consumo de energia. Parte dos equipamentos é instalada em caixas subterrâneas de plástico reforçado com fibra de vidro. A antena pode ser usada para as tecnologias de voz e dados (3G e 4G).

Em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB), que fez a substituição do poste de energia, uma dessas antenas foi instalada em frente ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, onde ocorrerá o primeiro jogo da Copa das Confederações, no dia 15 de junho. A tecnologia foi patenteada pela empresa, mas pode ser utilizada por outras operadoras.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que as operadoras de telefonia do País vão conseguir cumprir as metas de oferta do 4G para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

As empresas que venceram a licitação para oferecer 4G terão que disponibilizar a tecnologia nas cidades-sede da Copa das Confederações até 30 de abril deste ano e nas sedes e subsedes da Copa do Mundo até 31 de dezembro.