Primeira universidade federal dentro de assentamento do Incra será no Paraná
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) deram início, nesta segunda-feira (2) às obras de construção da UFFS, instituição que deve atender os assentados do estado do Paraná. O acordo firmado entre as duas entidades na última semana reservou uma área de 42 hectares para a implantação do primeiro prédio da universidade, no projeto de assentamento Oito de Junho, em Laranjeiras do Sul (PR).
Para o presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, a instalação do campus da UFFS em Laranjeiras do Sul é um grande avanço para a reforma agrária no País. "É a primeira universidade federal do País dentro de um assentamento e com certeza vai trazer muito desenvolvimento para a região", declarou.
A universidade deve funcionar a partir do próximo ano. Segundo o superintendente regional do Incra no Paraná, Nilton Guedes, com a universidade, os jovens da comunidade rural terão um local próximo para estudar. "A Universidade será uma importante aliada para que possamos capacitar os assentados e viabilizar os assentamentos com base na produção agroecológica e preservação ambiental", ressaltou.
O campus definitivo engloba, além da área repassada pelo Incra, outros 45 hectares doados em maio de 2010 pelas prefeituras de Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul.
Fonte:
Incra
02/05/2011 18:12
Artigos Relacionados
Incra beneficia 189 famílias com assentamento no Paraná
Incra e Universidade Federal de Goiás realizam encontro sobre reforma agrária
Sérgio Souza comemora centenário da Universidade Federal do Paraná
José Pimentel felicita primeira reitora da Universidade Federal do Cariri
Projeto permite doação de imóveis da Universidade Federal de Goiás para a Universidade Federal de Tocantins
Incra entrega casa de número 210 em assentamento na PA