Incra beneficia 189 famílias com assentamento no Paraná



O Incra publicou nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial da União, a portaria de criação do assentamento Egídio Brunetto, em Rio Branco do Ivaí (PR), com capacidade para 189 famílias. A nova área de reforma agrária, que tem 2.877 hectares, está inserida no Plano Brasil Sem Miséria em uma metodologia inovadora aplicada pelo Incra, que permitirá, em prazos pré-definidos, a instalação de infraestrutura necessária para o início das atividades produtivas, inclusive com assistência técnica e extensão rural. 

De acordo com o superintendente regional do Incra no estado, Nilton Bezerra Guedes, o Incra vai, no prazo de 120 dias, apresentar soluções técnicas de viabilidade para instalação de recursos hídricos, assim como cadastrar as famílias assentadas no CadÚnico, a partir de ações realizadas em parceria com a prefeitura local, no prazo de 60 dias. 

Conforme a portaria publicada, a autarquia também formalizará a demanda de energia elétrica ao Programa Luz para Todos e encaminhar a relação de beneficiários do assentamento como demanda prioritária de atendimento nos programa Minha Casa Minha Vida e Água Para Todos. Caberá ao Instituto, ainda, a contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural e a elaboração do Plano de Desenvolvimento para o acesso dos assentados ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). 

“Vamos formalizar parcerias com a prefeitura municipal para construção e recuperação das estradas vicinais que darão acesso ao assentamento. Teremos um conjunto de investimentos de cerca de R$ 70 mil por família na parte de infraestrutura, como saneamento básico, estradas, habitação e energia elétrica, em um prazo máximo de dois anos”, explica o superintendente. 

A área foi comprada este ano pelo Incra, em um investimento de R$ 24,5 milhões realizado pelo governo federal. O processo de compra da antiga fazenda Mestiça foi feito com base no Decreto Federal nº 433/92, que regulamenta a aquisição de áreas para fins de reforma agrária. Pela modalidade "compra e venda", o Incra pode obter áreas consideradas de interesse social, porém não passíveis de desapropriação.

Fonte:
 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



12/12/2013 17:19


Artigos Relacionados


Incra atende 45 famílias em assentamento de Roraima

Incra cria projeto de assentamento para 113 famílias

Primeira universidade federal dentro de assentamento do Incra será no Paraná

Incra assentou 600 famílias este ano no Paraná

Incra cumpre meta e assenta 1.100 famílias no Paraná

Incra cumpre meta e assenta 1.100 famílias no Paraná