PROBEM PREVÊ TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA A INDÚSTRIAS



O Programa Brasileiro de Ecologia Molecular para o Uso Sustentável da Biodiversidade da Amazônia (Probem da Amazônia) deve ser implantado em cinco etapas, segundo informou nesta sexta-feira (dia 19) o senador Tião Viana (PT-AC). Segundo oo senador, a intenção do governo é promover a exploração dos recursos da Amazônia por empresas privadas com fins lucrativos.
Primeiro, explicou Tião Viana, deve ser montado um sistema de coleta de amostras de elementos da biodiversidade amazônica, como plantas medicinais e animais. Em seguida, seriam criadas as condições para a identificação de princípios ativos e de produtos de interesse comercial. A etapa seguinte seria a absorção, desenvolvimento e transferência de tecnologias para extração, purificação, envasamento e certificação da qualidade dos produtos. Nas duas últimas etapas seria instalado o sistema de domesticação e multiplicação de espécies de interesse comercial e formalizadas as diversas modalidades de parcerias.
Segundo Tião Viana, há hoje uma fuga anual de cerca de 20 mil extratos da flora amazônica por força da pirataria, ao mesmo tempo em que se observa no mercado internacional de drogas lícitas um esgotamento das fórmulas químicas sintetizadas.

19/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acordo prevê transferência de tecnologia para produção nacional de remédio contra leucemia

Núcleo de Tecnologia firma acordo para transferência de tecnologia

SP discute transferência de tecnologia com Japão

Transferência de tecnologia de satélite passa por análise

Inova articula rede de transferência de tecnologia

Brasil recebe transferência de tecnologia de caças suecos