Transferência de tecnologia de satélite passa por análise



Diversos itens do contrato de transferência de tecnologia do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica (SGDC), que a empresa Thales Alenia Space fornecerá para o consórcio formado pela Telebras e a Visiona Tecnologia Espacial, foram discutidos na manhã desta quarta-feira (4) entre o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, e o executivo daquela empresa, Serge Bertolino.

O contrato entre a Telebras e a Visiona prevê a transferência de tecnologia, questão que fica sobre a administração da AEB. Na oportunidade o representante da Thales Alenia presenteou o presidente da AEB com uma maquete do SGDC, que tem previsão de estar pronto em 2016.

O satélite ampliará o acesso à banda larga nas regiões remotas do País e a soberania nacional nas comunicações das Forças Armadas. O SGDC terá cinco transponders para a banda X (de uso exclusivo dos militares) e o restante dos transponders de banda KA, para a comunicação de dados estratégicos do governo e ampliação da cobertura de banda larga.

Também participou do encontro o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, Petrônio Noronha de Souza.

Fonte:
Agência Espacial Brasileira



04/12/2013 19:01


Artigos Relacionados


Núcleo de Tecnologia firma acordo para transferência de tecnologia

SP discute transferência de tecnologia com Japão

Vistoria: Portaria do Detran para transferência passa a vigorar nesta terça, dia 2

Inova articula rede de transferência de tecnologia

PROBEM PREVÊ TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA A INDÚSTRIAS

Brasil recebe transferência de tecnologia de caças suecos