Problemas de saúde em Passo Fundo são debatidos na CCDH
Em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos reuniu todas as partes envolvidas com a Saúde. O objetivo foi propiciar um espaço de entendimento que superasse as dificuldades que a área da saúde vem enfrentando em Passo Fundo, como o bloqueio das verbas no Fundo Estadual de Saúde, esclareceu o presidente da CCDH, deputado Roque Grazziotin (PT).
Segundo o parlamentar, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Passo Fundo denunciou que a má administração da Prefeitura trouxe como conseqüência o registro do município no Cadastro de Inadimplentes do Estado (Cadin), razão pela qual as verbas foram bloqueadas. Além disso, o presidente do CMS, Neri Gomes, denunciou que a Prefeitura encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal, tentando reduzir o tamanho do CMS e determinando quais as entidades que devem compô-lo, “ferindo a legislação que cria o SUS”.
Participaram da audiência, que também apontou para a possibilidade de um pedido de auditoria no Fundo Municipal de Saúde, o deputado Ivar Pavan (PT); promotor do Ministério Público Estadual, Edgar Garcia; coordenador da 6ª Regional de Saúde, Claudemir Daron; secretário municipal de Saúde, Carlos Gomide; vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Luis Bolsan; e procurador geral do município, Alcindo Roque, representando o prefeito Osvaldo Gomes.
09/11/2001
Artigos Relacionados
CCDH vai a Passo Fundo debater saúde local
Audiência da CCDH debate saúde em Passo Fundo
CCDH vai a Passo Fundo debater saúde local
CCDH vai a Passo Fundo debater saúde local
Problemas na Lei de Incentivo à Cultura são debatidos na Assembléia
Problemas do Nordeste e da Amazônia serão debatidos em subcomissões da CDR